Ulepicc-Brasil promove debate no eixo da Economia Política da Informação, mediado por Arthur Bezerra
O Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil) realiza, nesta segunda-feira (16), às 19h, o debate "Autonomia Tecnológica e Soberania Digital no reino da big tech", em formato online, com mediação do professor e pesquisador do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), Arthur Bezerra. O encontro, que compõe as atividades do Grupo de Trabalho (GT) sobre Estudos Críticos em Ciência da Informação, conta com a participação do professor Marcos Dantas, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e da jornalista Bia Barbosa, especialista em Direitos Humanos.
No encontro, os pesquisadores irão dialogar sobre a autonomia tecnológica e a soberania digital no contexto das grandes empresas de tecnologia. Portanto, serão discutidas temáticas sobre regulação de plataformas, enfrentamento à desinformação e desafios para a garantia dos direitos digitais no cenário dominado pelas big techs.
A transmissão do evento será aberta ao público, no Canal da Ulepicc-Brasil, no Youtube.
Sobre os participantes
Arthur Bezerra, membro do Perfil-i, é doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela UFRJ, mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de "Miséria da Informação: dilemas éticos da era digital". Também é pesquisador titular do Ibict, bem como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do instituto (PPGCI-Ibict/UFRJ). Além disso, atua como vice-presidente do International Center for Information Ethics (ICIE) e como coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização (Escritos), do GT 7 da Ulepicc-Brasil (Estudos Críticos em Ciência da Informação) e do GT 5 (Política e Economia da Informação) do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib).
Marcos Dantas é professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM-UFRJ) e do PPGCI-Ibict/UFRJ. O docente é doutor em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ), membro do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Atualmente, também lidera o Grupo Marxiano de Pesquisa em Informação, Comunicação e Cultura (ComMarx)
Bia Barbosa é jornalista, especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, integra a organização Direito à Comunicação e Democracia (DiraCom) e é representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É, também, co-autora de "Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação" e coordena a área de incidência da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina.
A Ulepicc-Brasil
O Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura foi fundado em março de 2004, em Aracaju (Sergipe), como uma associação civil sem fins lucrativos, sem qualquer tipo de distinção, como de credo político ou religioso. A entidade constitui-se como uma seção nacional da organização internacional Unión Latina de Economia Política de la Información, Comunicación y la Cultura (Ulepicc-Federação), criada em Sevilla (Espanha), em 2002, com a incumbência de congregar pesquisadores do mundo latino.
Saiba mais, aqui.