Perspectivas Filosóficas em Informação

4º Encontro ICIE América Latina e Caribe

 

 

O 4o Encontro ICIE América Latina e Caribe aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro, em Montevidéu, com a presença de especialistas da Alemanha, Argentina, Brasil, México e Uruguai, em conferências e debates abertos ao público local e transmitidos via YouTube. Essa edição foi organizada pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade da República (Udelar), pelo Grupo de Ética da Informação e Comunicação (GETINCO) e pelo ICIE. A FIC sediou o evento, que também envolveu o 1º Simpósio Uruguaio de Ética da Informação e Comunicação. O Encontro teve como tema: "Estratégias para o combate à desinformação: o papel da ética da informação e da comunicação".

O primeiro dia de evento foi destinado a visitas às instalações da Udelar e da FIC pela manhã e reunião dos líderes do ICIE à tarde. Na ocasião também estiveram presentes estudantes locais, interessados em conhecer e participar dos trabalhos do Centro. As lideranças debateram a forma de organização da rede e a elaboração da “Carta de Montevidéu”, documento que expõe diagnósticos, intenções e orientações gerais, resultado da integração dos estudos em curso sobre o papel da ética da informação e comunicação no cenário contemporâneo. O primeiro documento desse tipo publicado pelo grupo foi a “Carta do Rio”, por ocasião do 3º Encontro, em 2022. As reuniões anuais dos líderes da rede também fortalecem os laços da comunidade criada em 1999, pelo professor Rafael Capurro, e que vem sendo atualizada desde 2022, quando Marco Schneider e Arthur Bezerra assumiram, respectivamente, a presidência e vice-presidência do ICIE. Ao final do dia aconteceu ainda um encontro entre Capurro e estudantes da FIC, além de docentes e egressos.

A programação do segundo dia pela manhã incluiu a mesa de abertura com autoridades do ICIE e da FIC, um diálogo com o Professor Capurro e a primeira participação da professora Dra. Luciane Cavalcante (UFRJ/Ibict, Brasil), em uma palestra sobre o panorama da Ética da Informação nos cursos de pós-graduação da Ciência da Informação no Brasil. Também foram apresentados cinco trabalhos de pesquisadores uruguaios, de áreas como publicidade e biblioteconomia, todos atravessados pelo tema da ética da informação e comunicação. À tarde aconteceram as mesas de intercâmbio 1 e 2, trazendo as abordagens da Ciência da Informação e da Comunicação, respectivamente. Na primeira mesa estiveram palestrando o Dr. Ariel Morán Reyes (UNAM, México), a Prof. Dra. Luciane Cavalcante, o Dr. Mario Barité (FIC, UdelaR, Uruguai) e a Dra. Patricia Díaz (DATYSOC, Uruguai), moderados pela professora Sofía Ache (UdelaR, Uruguai). A segunda mesa contou com o Dr. Esteban Zunino (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina), a Dra. Ana Regina Rego (UFPI e RNCd, Brasil), a Dra. Natalia Uval (FIC, La Diaria, Uruguai) e o Dr. Carlos Ávila Araújo (UFMG, Brasil), em participação remota, com moderação da professora Lourdes Zetune (UdelaR, Uruguai).

 

 

Maximiliano Rodríguez Fleitas, Ana Regina Rego, Luciane Cavalcante, Arthur Bezerra, Ariel Morán Reyes e Marco Schneider na chegada ao evento. Na segunda foto, a professora Luciane Cavalcante fala sobre a Ética da Informação e Comunicação nos cursos de pós-graduação do Brasil.

 

Dia 11, terceiro dia do evento, as conferências de abertura foram proferidas pelo Presidente do ICIE, Dr. Marco Schneider (IBICT-UFRJ e UFF, Brasil) e pelo Vice-presidente, Dr. Arthur Bezerra (IBICT-UFRJ, Brasil). Em seguida, a Dra. Patricia Díaz (Datysoc, Uruguai) em conjunto com o Dr. Gregory Randall (Faculdade de Engenharia, UdelaR) faram sobre ética e produção científica. Ainda pela manhã houve a apresentação da Revista Informatio, da FIC, e dos livros “Información: contribución a una fundamentación del concepto de información basada en la etimología y la historia de las ideas”, de Rafael Capurro; “Derecho a la información, bibliotecas y archivos: Pluralidad e injusticias epistémicas en los sistemas de información contemporáneos”, de Ariel Morán Reyes; “A Era da Desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas” e “In(com)formação: Entrevistas sobre ética, política epistemologia e informação”, de Marco Schneider e “Competência Crítica em Informação: teoria, consciência e praxis”, organizado por Arthur Bezerra e Marco Schneider.

 

 

Marco Schneider fala sobre "Ideologia, falso testemunho e patrimonialismo: elementos ético informacionais subjacentes ao debate em torno da regulação das plataformas digitais de comunicação" e Arthur Bezerra faz sua conferência sobre “O sequestro da internet livre pela ideologia dataísta das big tech: um debate ético em prol da regulação das plataformas digitais”

 

Na parte da tarde aconteceram oficinas de Ética da Informação e Comunicação, lideradas pela professora Alicia García (UdelaR, Uruguai), com a participação dos convidados e presentes ao evento. O encerramento teve a participação do Dr. Rafael Capurro, de autoridades do ICIE, da FIC e de representantes do Grupo GETINCO. Foi anunciado que em 2024 o evento acontecerá em Mendoza, na Argentina.

 

A programação incluiu oficinas e debates abertos ao público

 

Durante a programação foi também apresentado o novo site do ICIE, desenvolvido pela equipe do Ibict Brasília e gerenciado por integrantes dos grupos de pesquisa Perfil-i e Escritos. O site está na versão beta e conta com contribuições de diversos pesquisadores para sua consolidação e atualização.

O 4º Encontro ICIE AL e Caribe contou com os apoios: UNAM, UFRJ, IBICT, PPGCI, FAPERJ, CNPQ, Datysoc, UNCuyo e RNCD.

As mesas e conferências públicas do evento estão disponíveis no Canal FIC Vivo: https://www.youtube.com/@vivoFIC