Perspectivas Filosóficas em Informação

Teoria e práxis no trabalho da pesquisadora Ana Paula Alencar

 

Unir robustez teórica e práxis transformadora é uma das propostas de atuação do Grupo Perfil-i. Isso fica claro na defesa da Competência Crítica em Informação e Comunicação como uma das principais formas de combate à desinformação.

Nessa linha de trabalho, a pesquisa de Ana Paula Alencar na área de políticas públicas para educação midiática e informacional vem produzindo artigos, entrevistas e também “colocando a mão na massa” em ações de combate à desinformação voltadas para professores.

A pesquisadora participa de um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (Comunica UEPB - @comunicauepb) que inclui oficinas sobre combate à desinformação para professores de escolas da rede estadual paraibana. Em cada escola acontecem três encontros virtuais com os professores, apresentando e discutindo os conceitos de desinformação, as competências necessárias para uma leitura crítica da mídia e as possibilidades de abordagem do tema de forma transversal na sala de aula. Quem coordena o projeto é Juliana Marques, técnica-administrativa da UEPB e doutora em Ciência da Informação. Conheça mais sobre o projeto neste link.

Em junho a pesquisadora entrevistou o professor Ivan Paganotti, professor da Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo e co-fundador do curso Vaza Falsiane!, no Programa Comunicação em Movimento #36 do canal do Youtube do  Emerge-UFF (Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência). A conversa abordou estratégias de educação midiática no combate à desinformação.  Para ver a entrevista acesse o link do programa. Ou clique em Vaza Falsiane! para conhecer o projeto. 

Ainda em junho foi publicado na revista da USP Comunicação & Educação o artigo “Abordagens pedagógicas no combate à desinformação: uma análise de planos de aulas compartilhados na internet”, em parceria com Anna Brisola, também integrante do Perfil-i. O artigo parte da perspectiva da função determinante da educação no enfrentamento da desordem informacional contemporânea para analisar as abordagens pedagógicas e seus impactos. Analisa um conjunto de oito planos de aula criados pelo Programa EducaMídia e por professores no Portal do Professor que tratam de objetos de conhecimento relativos à notícia. Para ler o artigo completo acesse o portal da revista

Anteriormente, em abril, foi publicado no site Comunicação em Movimento do Emerge-UFF um texto da pesquisadora sobre políticas públicas de educação midiática, com o título “Para combater a desinformação precisamos de políticas públicas, não de modelos estrangeiros”. Em forma de dossiê, realizado em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), o material defende que a formação de um leitor crítico, capaz de resistir, em algum nível, à sofisticada máquina da desinformação contemporânea, requer tempo e consistência. Para isso, são necessárias políticas públicas bem estruturadas e investimentos que garantam sua aplicação de forma continuada em longo prazo.

Para acessar o texto completo, clique no link do artigo.