Perspectivas Filosóficas em Informação

Quem Somos

Perfil-i

Grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i)

Ano de formação: 2014

Líder do grupo: Marco André Feldman Schneider.

Vice-Líder: Josir Cardoso Gomes

Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação

Instituição do grupo: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Unidade: Departamento de Ensino e Pesquisa.

O grupo estuda clássicos da filosofia e das ciências humanas e sociais, junto a autores da Ciência da Informação, explorando sua contribuição para o debate atual sobre questões relacionadas à informação, com ênfase nos seus fundamentos, imbricações e implicações de natureza ética, política e epistemológica.

A investigação envolve o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ciclos de leitura e debates, que resultam em cursos e orientações de mestrado e doutorado, seminários, publicações e registros audiovisuais, voltados à formação, à comunicação e à divulgação científica.

 

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 - Competência Crítica em Informação e comunicação no combate à desinformação

Objetivos: Estudar e desenvolver projetos relacionados ao fomento da competência crítica em informação, numa perspectiva interdisciplinar, particularmente em diálogo com a comunicação social, mais especificamente com a literacia mídiática, a educomunicação e as leituras críticas da mídia, subcampos de pesquisa sintetizados, nos termos da Unesco, na noção de alfabetização midiática e informacional (AMI). Ênfase no estudo e no combate à desinformação.

Linha 2 - Ética, Política e Epistemologia: interfaces da informação

Objetivos: Explorar interseções relevantes entre o pensamento ético, o político e o epistemológico entre os clássicos da filosofia, e das ciências humanas e sociais; entender o papel desempenhado pelo conjunto de significados que atribuímos ao conceito de informação nesse pensamento e em suas interfaces e mapear, estudar e discutir os textos de referência voltados a essas questões no campo da Ciência da Informação.