O grupo Perfil-i faz parte da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e vem contribuindo na luta por um ambiente informacional e midiático livre de narrativas desinformativas.
A RNCD interliga coletivos, agências, revistas, projetos sociais, observatórios, grupos de pesquisa e outras instituições que, de alguma forma, trabalham para combater o mercado da desinformação no Brasil. Por meio de esforços conjuntos, a Rede potencializa a visibilidade do trabalho realizado por cada parceiro e desenvolve ações contrárias ao movimento da desinformação.
Como parceiro da Rede, além da contribuição das pesquisas em andamento, o Perfil-i vem participando de conferências e workshops, entre eles um debate on-line no dia 14 de junho, promovido pela RNCD e pelo International Center for Information Ethics (ICIE), com o tema "Regulação, modelos de negócios e qualidade da informação: um panorama latinoamericano". O evento teve Ana Regina Rêgo (coordenadora da RNCD) como apresentadora e Marco Schneider (presidente do ICIE e coordenador do Perfil-i) como mediador. Entre os palestrantes estavam Ariel Morán (Universidad Nacional Autónoma de México), Maximiliano Rodríguez (Universidad de La República - Uruguai), Esteban Zunino (Universidad Nacional de Cuyo - Argentina) e Arthur Bezerra, vice-presidente do ICIE, coordenador do Grupo Escritos e integrante do Perfil-i.
Você pode assistir ao debate no canal da RNCD no YouTube.
Também em junho, nos dias 21 e 22, Marco Schneider e Arthur Bezerra participaram do “I Workshop da área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Plataformas Digitais”, organizado pela COMPÓS e pela RNCD, com patrocínio do CGI (Comitê Gestor de Internet) e apoio do PPGCOM da ECA/USP e do coletivo Intervozes. O evento, que aconteceu na USP, envolveu associações e pesquisadores no debate sobre a atuação acadêmica e cidadã frente ao tema e resultou no manifesto “Regular é garantir direitos e democracia”, lançado em 05 de julho. O documento, assinado por 40 associações e grupos de pesquisa, defende e destaca que a regulação da comunicação é uma reivindicação histórica da sociedade brasileira, atualizada diante da ascensão das plataformas digitais.
Você pode conferir o workshop aqui e acessar o documento aqui.
Para conhecer mais sobre a RNCD acesse o site da Rede.