Perspectivas Filosóficas em Informação

Perfil-i marca presença na Semana Brasileira de Educação Midiática

 

Ana Paula Alencar, integrante do Grupo Perfil-i, fez parte da Semana Brasileira de Educação Midiática, entre os dias 23 e 27 de outubro, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e organizações da sociedade civil, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes.

A pesquisadora integra o Projeto de pesquisa e extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana”, que desenvolve ações de combate à desinformação em escolas da Rede Pública do Estado da Paraíba e foi uma das iniciativas a integrar a agenda nacional do evento.

Ana Paula  ministrou as oficinas “Desinformação: a crítica como resistência”, e “Desinformação: um tema transversal”, que ocorreram de forma remota, voltadas aos docentes da Escola Cidadã Integral Benjamin Maranhão, em Araruna (PB). Também foi realizada a oficina “Desinformação: pensar, agir e intervir”, voltada a estudantes do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira, em Patos (PB). Essas ações encerraram um ciclo de oficinas realizadas em escolas de todo o Estado da Paraiba desde o início de 2023.

O projeto “Comunica UEPB” é vinculado ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), e conta com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Programa e Educação Midiática (Educamídia) do Instituto Palavra Aberta e Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD). A iniciativa atua junto à Rede Estadual da Paraíba com oficinas e campanhas voltadas a estudantes e professores, com foco no combate à desinformação e no desenvolvimento da Competência Crítica em Informação (CCI).

Mais informações sobre a Semana Brasileira de Educação Midiática no site da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).