O encontro "Competência Crítica em Informação no Combate à Desinformação" aconteceu no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, dia 29 de novembro, com a presença de integrantes e coordenadores dos Grupos de Pesquisa Perfil-i e Escritos.
As palestras trouxeram possibilidades de práticas pedagógicas de combate à desinformação por meio da Competência Crítica em Informação, em três abordagens: políticas públicas de ensino (Ana Paula Alencar), mediação parental (Talita Figueiredo) e como ferramenta contra discriminações de gênero, sexualidade e étnico-raciais (Anna Brisola). A mediação ficou a cargo do professor Dr. Arthur Coelho Bezerra, pesquisador Titular do IBICT, coordenador do Grupo Escritos e integrante do Perfil-i.
Anna Brisola é doutora pelo PPGCI-IBICT/UFRJ, intregrante do Perfil-i e do Escritos, e foi vencedora do prêmio CAPES de Tese 2022, na área Comunicação e Informação. Talita Figueiredo é doutoranda no PPGCI-IBICT/UFRJ, integrante do Escritos e foi indicada ao prêmio Enancib de dissertação. Ana Paula Alencar é doutoranda no PPGMC-UFF, faz parte do Perfil-i e foi indicada ao prêmio Compós.
Competência Crítica em Informação: Teoria, Consciência e Praxis, que tem Arthur Bezerra e Marco Schneider como organizadores; A Era da desinformação: fake news, pós verdade e outras armadilhas, de autoria de Marco Schneider, e In(com)formação, organizado por Marco Schneider, que traz entrevistas com Armand Mattelart, Michel Maffesoli, Rafael Capurro, Maria Nélida González de Gómez e César Bolaño, entre outros, sobre ética, política, epistemologia e informação. Os três foram publicados em 2022, pela editora Garamond.
A organização do evento foi do ICIE, Perfil-i, Escritos e Emerge, com apoio da Faperj e do CNPq.