O Observatório da Desinformação, vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realiza, nesta quarta-feira (30), das 9h às 11h, a mesa-redonda "Ensino, pesquisa e extensão: Educação para o enfrentamento à desinformação", com pesquisadores renomados da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), em formato online e gratuito. O encontro integra a programação da Milweek 2024: Diálogos diante de convicções em tempos de desinformação – evento de periodicidade anual, com o objetivo de refletir sobre as conjunturas do Brasil. Nesta edição, o foco está na investigação do fenômeno da desinformação, por meio do diálogo intercultural e do letramento midiático e informacional.
Para debater o papel das universidades no enfrentamento à desinformação, a partir dos seus três pilares – ensino, pesquisa e extensão –, foram convidados os professores Marco Schneider, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e líder do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i); José Messias, da UFF e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e Juliana Marques, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mesa-redonda será mediada pela professora Jussara Borges, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os quatro pesquisadores compõem a RNCD – rede que interliga, em todo o País, projetos e instituições de diversas naturezas com atuação no combate ao mercado da desinformação.
Milweek 2004
Neste ano, o Milweek reúne, de 24 a 31 de outubro, pesquisadores de todo o Brasil, em torno do mote "Diálogos diante de convicções em tempos de desinformação". O principal objetivo é possibilitar a compreensão do fenômeno da desinformação no Brasil, considerando sua diversidade cultural e linguística. Para isso, se propõe a perguntar, a cada palestrante, qual é a convicção mais frequente que aparece nos temas que desenvolve e quais são os fundamentos dessas convicções que estão presentes em seu cotidiano. Portanto, há um interesse na experiência individual de cada especialista diante do enfrentamento da desordem informacional.
O evento é organizado pelo Observatório da Desinformação da Unicamp, embasado pelo Projeto "Pergunte a um Cientista", em articulação com outras universidades parceiras, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a UEPB. O Observatório também está vinculado à Representação da América Latina da Aliança da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para Letramento Midiático, Informacional e Diálogo Intercultural.
Para acompanhar a transmissão da mesa-redonda, ao vivo, clique aqui.