Em entrevista exclusiva à TV Comunitária do Rio de Janeiro (TVCRio), canal 6 da Claro Net, o pesquisador do Ibict e professor do PPGCI-UFRJ-Ibict, Marco Schneider, falou sobre o seu filme IN(COM)FORMAÇÃO: ética, política, ciência e informação.
Schneider conversou com o jornalista Moysés Corrêa, Diretor da TV Comunitária do Rio de Janeiro e Diretor Administrativo da ABI, sobre o filme lançado no YouTube em 13 de novembro, resultado de um trabalho de mais de seis anos de entrevistas com grandes filósofos e estudiosos da ética da informação, nacionais e internacionais. As conversas foram realizadas entre os anos de 2013 e 2019 pelo grupo de pesquisa Perfil-i, com nomes da Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, França e Inglaterra.
O primeiro tópico da entrevista foi a provocação do título, que tem a intenção de fazer pensar nas ideias de informação, formação, conformação e inconformação. A provocação do COM grafado com M entre parênteses é uma alusão tanto à comunicação quanto aos endereços eletrônicos ponto com da internet. O pesquisador, que também é professor de ética jornalística e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano na Universidade Federal Fluminense, falou como, em suas aulas, discute o que é o bom jornalismo e porque o mau jornalismo às vezes prevalece por pressão corporativa.
Durante a conversa, Schneider apresentou todos os entrevistados e os temas abordados por cada um. Ao final, falou sobre o International Center for Information Ethics (ICIE), do qual é presidente desde 2022, que oferece uma plataforma para troca intercultural de ideias e experiências sobre ensino e pesquisa mundial na área da Ética da Informação. Citou também o grupo de pesquisa Perfil-i, Perspectivas Filosóficas em Informação, do qual é líder.
In(com)formação tem como objetivo promover estudos críticos da bibliografia essencial em ética, política e epistemologia no campo da Ciência da Informação. O projeto tem apoio do CNPq e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
A íntegra das entrevistas que deram origem ao filme (cerca de 13 horas) está sendo disponibilizada pelo projeto Videoteca de Ética, Política e Epistemologia da Informação (VEPEInfo), uma iniciativa do grupo Perfil-i em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A Videoteca, que conta com um sistema de recuperação da informação e um vocabulário controlado, cataloga todo o material gravado para o projeto, que inclui nomes como Rafael Capurro, Barbara Cassin, Michel Maffesoli, César Bolaño e Maria Nélida González de Gómez, entre outros/as. A VEPEInfo pode ser acessada neste link.
As entrevistas também foram compiladas em um livro que leva o mesmo nome do filme, "In(com)formação", que pode ser acessado gratuitamente neste link.
O Filme IN(COM)FORMAÇÃO: ética, política, ciência e informação pode ser visto gratuitamente pelo YouTube.
A entrevista para a TV Comunitária aconteceu em 23 de novembro e está disponível no canal da TVCRio.
* Matéria editada a partir de informações do Ibict.