Durante o 3o Encontro América Latina e Caribe do International Center for Information Ethics (ICIE), ocorrido em outubro de 2022, os pesquisadores do Perfil-i Marco Schneider e Arthur Bezerra assumiram, respectivamente, a presidência e vice-presidência mundial do Centro.
Os professores estiveram à frente do capítulo América Latina e Caribe desde a sua criação, em 2017, e vão presidir, por quatro anos, a instituição fundada em 1999, na Alemanha, pelo filósofo uruguaio Rafael Capurro. Os planos para o quadriênio envolvem uma maior integração de pesquisadores em ética da informação, a reformulação do site da instituição e a promoção de ações de combate a práticas desinformativas e antiéticas nas áreas da Informação e Comunicação.
O ICIE é uma comunidade acadêmica dedicada ao avanço do campo da ética da informação. Ele oferece uma plataforma para troca intercultural de ideias sobre a área e informações sobre ensino e pesquisa em todo o mundo. Desde 2001, o Centro organiza simpósios e encontros - como o que aconteceu em outubro, no Rio de Janeiro - para o compartilhamento de experiências entre pesquisadores e professores da área. Já há planos para que o próximo evento aconteça em Mondevidéu e reúna o 4o Encontro ICIE América Latina e Caribe e o 1o Simpósio Uruguaio de Ética da Informação e Comunicação.
O Centro também atua na publicação de livros e, desde 2004, publica a revista International Review of Information Ethics (IRIE), um fórum geral para estudos éticos na área. A publicação traz um diálogo internacional e intercultural sobre os impactos éticos da tecnologia da informação nas práticas e pensamentos humanos, interação social, ciência, pesquisa e sociedade.
Em 2018, o ICIE criou um fórum da comunidade em seu site, com a proposta de redefinir os objetivos e a missão do Centro para uma nova geração, restabelecendo as definições e parâmetros do campo da Ética da Informação.
A participação e adesão à comunidade é gratuita. O sucesso da comunidade ICIE depende dos esforços e participação dos envolvidos em sua formação e crescimento contínuo. É por meio do compartilhamento de interesses e conhecimentos que o ICIE prospera.
Para conhecer mais, acesse o site do ICIE.