Perspectivas Filosóficas em Informação

Marco André Feldman Schneider - Publicações

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

http://lattes.cnpq.br/6589062304969432

Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-IBICT/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ-2003). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial (ECO-UFRJ-1999). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012), onde atua como pesquisador convidado, supervisionando estágios pós-doutorais. Autor do livro "A Dialética do Gosto: informação, música e política ", publicado em 2015 pela Editora Circuito, com bolsa de auxílio a publicação, da Faperj. Publicou também um livro de poesia e dezenas de artigos científicos, em capítulos de livros, anais de congressos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Vencedor dos concursos de ensaio Pensar a Contracoriente (Cuba-2003) e Mário Pedrosa, sobre arte e cultura contemporâneas (Brasil-2010). Professor universitário desde 2003. Interesses atuais de pesquisa: ética, política, epistemologia, competência crítica em informação e literacia midiática. Líder do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i). Representante da América Latina e Caribe no Conselho Consultivo do International Center for Information Ethics (ICIE). Pesquisador da Rede Mussi (Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação). Membro dos grupos de pesquisa Estudos críticos em informação e organização social (Escritos) e Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge) e do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud). No biênio 2017-2018, foi Diretor Científico da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, capítulo Brasil, e Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ. Músico e escritor.

Artigos completos publicados em periódicos

CABRAL, F.; SCHNEIDER, M. O Exercício do Tear: a articulação entre Economia Política da Comunicação e os Estudos Culturais latinoamericanos na pesquisa em Mídia e Cotidiano. Eptic On-Line (UFS), v. 21, p. 136-153, 2019.

BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G. Competência Crítica em Informação como Crítica à Competência em Informação. Informação & Sociedade (UFPB. ONLINE), v. 29, p. 5-22, 2019.

ZINCONE, R.; SCHNEIDER, M. Parabolicamará: redundância e inovação no tropicalismo musical. EM QUESTÃO, v. 24, p. 316-333, 2018.

BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; BRISOLA, A.  Pensamento reflexivo e gosto informacional: disposições para competência crítica em informação. Informação & Sociedade. UFPB On-Line, v. 27, p. 7-16, 2017.

BEZERRA, A. C.; CAPURRO, R.; SCHNEIDER, M. Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital | Regimes of truth and power: from modern times to the digital age. LIINC EM REVISTA, v. 13, p. 371-380, 2017.

SCHNEIDER, M.; PIMENTA, R. M. Walter Benjamin?s Concept of History and the plague of post-truth. International Review of Information Ethics, v. 26, p. 61-77, 2017.

Adilson Vaz Cabral ; SCHNEIDER, Marco . Stuart Hall e a Comunicação Comunitária. Matrizes (Online), v. 10, p. 107-124, 2016.

SCHNEIDER, Marco. Os Sentidos da Música, o Dinheiro e a Mídia. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 9, p. 25-40, 2015.

SCHNEIDER, M.; PERISSE, C.; KLEINSORGEN, N. Trotsky e o facebook: as jornadas de junho?, o problema da estratégia e a disputa nas (novas e velhas) mídias. Liinc em Revista, v. 10, p. 69-85, 2014.

SCHNEIDER, M. Ethics and epistemology: warning against the 'axiological neutrality' on contemporary communication research. Matrizes (Online), v. 7, p. 221-234, 2013.

SCHNEIDER, M. Comunicação, Classes Sociais e Cidadania crítica da economia política dos estudos culturais. Eptic (UFS), v. 15, p. 4-18, 2013.

SCHNEIDER, M. Samba, escravidão e ideologia. Revista (in)visível, v. 01, p. 115 / 12-123, 2012.

SCHNEIDER, M. Internet e Cidadania nas periferias do Rio de Janeiro. Estudos em Comunicação, v. 12, p. 279-292, 2012.

SCHNEIDER, M. A Captura do Gosto como inclusão social negativa: por uma atualização crítica da ética utilitarista. Sinais Sociais, v. 5, p. 82-109, 2011.

SCHNEIDER, M.. Comunicação, economia e música: o papel da indústria cultural na composição de subjetividades ao longo do século XX. E-Compós (Brasília), v. 142, p. 1-16, 2011.

SCHNEIDER, M.. Infotelecomunicações e fetiche do valor. Comunicação e Sociedade, v. 31, p. 103-121, 2010.

SCHNEIDER, M. A Jibóia. Eco (UFRJ), v. 13, p. 97-113, 2010.

SCHNEIDER, M. Sociogênese do Capital Midiático Através da Música. Lumina (UFJF. Online), v. 4, p. 1/1-14, 2010.

SCHNEIDER, M. Representação, realidade e comunicação midiatizada. Contemporânea (UFBA. Online), v. 8, p. 1-16, 2010.

SCHNEIDER, M. Lenin e a Microsoft. Revista Z cultural (UFRJ), v. 2, p. 4, 2010.

SCHNEIDER, M. Baudrillard e o fetiche do fetiche do fetiche. Comunicação: Veredas (UNIMAR), v. ano ix, p. 99-129, 2010.

SCHNEIDER, M. Hipótese para uma genealogia biopolítica do gosto. Galáxia (São Paulo. Online), v. 10, p. 108-120, 2010.

SCHNEIDER, M. Comunicação, economia e política. Eptic (UFS), v. xii, p. 4, 2010.

SCHNEIDER, M. Diretrizes gerais para uma crítica da economia política da comunicação. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 1, p. 74-83, 2009.

SCHNEIDER, M. A Teoria do Valor de Marx e a Educação do Gosto. Comunicação e Educação (USP), São Paulo, v. ano XI, p. 167-176, 2006.

SCHNEIDER, M. Mídia, Política e Ideologia. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), São Leopoldo-RS, v. viii, p. 54-61, 2006.

Livro publicado/organizado

BEZERRA, A. C. (Org.) ; SCHNEIDER, M. (Org.) ; PIMENTA, R. M. (Org.) ; SALDANHA, G. (Org.) . iKRITIKA. Estudos críticos em informação. 1. ed. Rio de Janeiro-RJ: Garamond, 2019. v. 1. 249p

SCHNEIDER, M. A Dialética do Gosto: informação, música e política. 1a. ed. Rio de Janeiro: Circuito, 2015.

SCHNEIDER, M. Carta a Lilith e Outros Escritos Sangrados, 1991.

Capítulos de livros publicados

SCHNEIDER, M. CCI / 7: Competência Crítica Em Informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; PIMENTA, R. M.; SALDANHA, G. S. (Org.). iKritika. Estudos críticos em informação. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: Garamond, 2019, v. 1, p. 62-103.

SCHNEIDER, M.; BEZERRA, A. C.; CASTRO, L. Um esboço de autoanálise da Ciência da Informação: contribuições de Pierre Bourdieu. In: Regina Marteleto; Ricardo Pimenta. (Org.). PIERRE BOURDIEU e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2017, v., p. 49-71.

SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G.; BEZERRA, A. C. Por Uma Ética Intercultural da Ciência. In: GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida; CIANCONI, Regina de Barros. (Org.). Ética da Informação: perspectivas e desafios. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2017, v. 1, p. 82-109.

SCHNEIDER, M.; BEZERRA, A. C. Dominação simbólica e reificação: contribuições de Pierre Bourdieu, Karl Marx e György Lukács para os estudos sobre ética e competência crítica em informação. In: Elaine Rosangela de Oliveira; Murilo Artur Araújo da Silveira. (Org.). A Ciência da informação encontra Pierre Bourdieu. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2017, v., p. 411-437.

SCHNEIDER, M. Gramsci, Golem, Google: a marxist dialog with Rafael Capurro's Intercultural Information Ethics. In: Matthew Kelly; Jared Bielby. (Org.). Information Cultures in the Digital Age A Festschrift in Honor of Rafael Capurro. 1ª ed.: Springer, 2016, v. , p. 373-383.

SCHNEIDER, M. A Estética, a fome e a comunicação. In: CABRAL, Adilson; FARBIARZ, Alexandre; TAVARES, Denise. (Org.). Pesquisas em Mídia e Cotidiano. 1ed.Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2014, v., p. 239-258.

ROMANELLI, R. A.; SCHNEIDER, Marco . Ciência, Interesse e Linguagem: Alguns Desafios da Divulgação Científica. In: Denise tavares; Renata Rezende. (Org.). Mídias & Divulgação Científica - Desafios e Experimentações em meio à Popularização da Ciência. 1aed.Rio de Janeiro: Ciências e Cognição, 2014, v. , p. 33-51.

SCHNEIDER, M. Ética, política e epistemologia: interfaces da informação. In: Sarita Albagli. (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. 1ed.Brasília: Ibict, 2013, v. , p. 57-77.

SCHNEIDER, M.; Jesús Arboleya ; KOROL, C. ; Ulrich Brand . A Sociogênese do capital midiática através da música. In: Instituto do Livro de Havana. (Org.). Pensar a contracorriente Concurso internacional de ensayo I. 1ed.Havana: Instituo Cubano del Libro, 2004, v. , p. 93-129.

SCHNEIDER, M. Sangüíneo. In: Olga Savary. (Org.). Antologia a Nova Poesia Brasileira. 1aed.Rio de Janeiro: Hipocampo, 1993.

Textos em jornais de notícias/revistas

SCHNEIDER, M. Raymond Williams e as Teorias da Comunicação. Cult, São Paulo, , v. ano19n217, p. 52 - 55, 08 out. 2016.

SCHNEIDER, M. LA SOCIOGÉNESIS DEL CAPITAL La sociogénesis del capital mediático a través de la música. La Jiribilla, Havana, v. Nro174, 10 set. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

GOMES, J. C.; PIMENTA, R. M.; SCHNEIDER, M. Mineração de Dados na pesquisa em Ciência da Informação: desafios e oportunidades. In: XX ENANCIB, 2019, Florianópolis-SC. Anais do XX ENANCIB 2019, 2019.

ALVES, T. S.; SCHNEIDER, M. Atores do Regime de Acesso às Informações Públicas nas Universidades Federais Brasileiras. In: XX ENANCIB, 2019, Florianópolis-SC. Anais do XX ENANCIB, 2019.

BRISOLA, A.; SCHNEIDER, M. Contribuições Freireanas para os estudos de Competência Crítica da Informação: da experiência à práxis. In: XX ENANCIB, 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB, 2019.

VIOLA, C.; SCHNEIDER, M. Regime de Informação, Acesso à Informação e Direitos das Mulheres: um estudo das proposições em tramitação na Câmara dos Deputados do Brasil (2017). In: XIX ENANCIB, 2018, Londrina-PR. Anais do XIX ENANCIB, 2018.

VALLE, F.; PIMENTA, R. M.; SCHNEIDER, M. Tecnologia e validação científica: um dilema ético e epistemológico. In: XIX ENANCIB, 2018, Londrina-PR. Anais do XIX ENANCIB, 2018.

GOMES, J. C.; SCHNEIDER, Marco; BEZERRA, A. C. Aplicativos cívicos: apropriação de dados abertos governamentais pela sociedade. In: XIX ENANCIB, 2018, Londrina-PR. Anais do XIX ENANCIB, 2018.

FIGUEIRA, M.; SCHNEIDER, M. Ciência da Informação, Marxismo e população em situação de rua. In: XIX ENANCIB, 2018, Londrina-PR. Anais do XIX ENANCIB, 2018.

BRISOLA, A.; SCHNEIDER, M.; SILVA JUNIOR, J. F. Competência Crítica em Informação, Ética Intercultural da Informação e Cidadania Global na era digital: fundamentos e complementaridades. In: XVIII ENANCIB, 2017, Marília- SP. Anais do XVIII ENANCIB, 2017.

BRISOLA, A.; GOMES, J. C.; SCHNEIDER, M. Hackeando os dados abertos: competência crítica em Informação e Cidadania. In: XVIII ENANCIB, 2017, Marília- SP. Anais do XVIII ENANCIB, 2017.

SILVA JUNIOR, J. F.; SCHNEIDER, M. Ciência da Informação e Estudos Culturais: diálogos. In: XVII ENANCIB, 2016, Salvador. Anais do XVII ENANCIB, 2016.

BRAS, R.; SCHNEIDER, M. Liberdade de expressão, liberdade de imprensa e luta de classes. In: INTERCOM - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais: INTERCOM: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

SCHNEIDER, M. Referências Cruzadas 2: Marx e a Ciência da Informação. In: XVI ENANCIB, 2015, João Pessoa. Anais do XVI ENANCIB, 2015.

SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G. Comunicação, Ciência da Informação e EPC. In: VIII Encuentro Internacional de Investigadores y Estudiosos de la Comunicación e IX Congresso Internacional da Ulepicc, 2015, Havana - Cuba. Anais do VIII Encuentro Internacional de Investigadores y Estudiosos de la Comunicación e IX Congresso Internacional da Ulepicc, 2015.

SCHNEIDER, M.; VIEIRA, M. C. Referências cruzadas: ética, política, epistemologia e informação. In: XV ENANCIB 2014, 2014, Belo Horizonte. ALÉM DAS NUVENS: EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2014. p. 200-216.

BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G. . Ascensão e queda da utopia tecnoliberal: a dialética da liberdade sociotécnica. In: XIV ENANCIB, 2013, Florianópolis. Anais do XIV ENANCIB, 2013.

SCHNEIDER, M. Internet e Cidadania nas periferias do Rio de Janeiro. In: Confibercom 2011, 2011, São Paulo. Seção Temática 2 - Cibercultura, 2011.

SCHNEIDER, M. Indústria Cultural e Fetiche do Valor. In: ULEPICC, 2006, Niterói. 1º Encontro da ULEPICC Brasil. Economia Política da Comunicação. Interfaces Sociais e Acadêmicas do Brasil, 2006.

SCHNEIDER, M. Sociogênese do Capital Midiático. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre, 2004.

SCHNEIDER, M. Por Uma Crítica da economia política do gosto. In: 7o. Congresso Latinoamericano deInvestigadores de la Comunicación, 2004, La Plata. 70 años de Periodismo y Comunicación en América Latina, 2004.

Resumo expandido publicado em anais de congressos

SCHNEIDER, M.; RAMOS, M.; CARVALHO, P. Estudo sobre algoritmos em campanhas eleitorais: análise com IRAMUTEQ. In: XX ENANCIB, 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB, 2019.

SCHNEIDER, M. Por uma apreciação crítica da recepção e do consumo. In: IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano: Discursos Midiáticos e Práticas Sociais, 2012, Niterói. IV Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano: Discursos Midiáticos e Práticas Sociais, 2012. p. 76-78.

Resumos publicados em anais de congressos

CABRAL, F.; SCHNEIDER, M. As abordagens mestiças: contribuições epistemológicas do pensamento crítico latino-americano de Comunicação à pesquisa em Mídia e Cotidiano. In: VI Seminário de Pesquisas em Mídia e Cotidiano - Mídia e Democracia: Linguagens, Políticas e Tecnologias em contexto de Convergência, 2016, Niterói. Anais do VI Seminário Mídia e Cotidiano. Teresópolis-RJ: 2AB Editora, 2016. v. 6. p. 52-63.

SCHNEIDER, M. Mídia, Política e Ideologia: do caráter complementar das acepções neutra e negativa do conceito ideologia na análise e na crítica da capacidade dos discursos políticos midiatizados de mobilizar a população. In: III Congresso da Compolítica, 2009, São Paulo. III Congresso da Compolítica - Programação e Resumos. São Paulo - SP, 2009. p. 26-25.

SCHNEIDER, M. A Teoria do Valor de Marx e a Educação do Gosto. In: III Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação, 2005, São Paulo, 2005.

SCHNEIDER, M. Sociogênese do Capital Midiático. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Intercom 2004 Comunicação, acontecimento e memória. Rio de Janeiro, 2004. p. 106-107.

SCHNEIDER, M. Por Uma Crítica da economia política do gosto. In: 7o. Congresso Latinoamericano deInvestigadores de la Comunicación, 2004, La Plata. 70 años de Periodismo y Comunicación en America Latina, 2004. p. 31-31.

Outras produções bibliográficas

SCHNEIDER, M.; PIMENTA, R. M. Revista Z Cultural. Rio de Janeiro: PACC-UFRJ, 2017 (Organização de dossiê em periódico científico).

SCHNEIDER, M; PIMENTA, R. M. Marx, Ética e a Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, 2017 (Resenha de periódico científico).

SCHNEIDER, M.; PIMENTA, R. M. Information Ethics from a Marxian Perspective - International Review of Information Ethics. Karlsruhe, Alemanha: International Center for Information Ethics, 2017 (Organização de dossiê em periódico científico).

SCHNEIDER, Marco; PIMENTA, R. M. Introduction to Information Ethics from a Marxian Perspective. Karlsruhe, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

ZINCONE, R.; SCHNEIDER, M. Economia Política da Comunicação, Estudos Culturais e Ciência da Informação: uma entrevista com Armand Mattelart. Niterói-RJ: PPGMC-UFF, 2016. (Tradução/Outra).

SCHNEIDER, M.; BEZERRA, A. C. Cidadania na Era Digital. Lisboa-Portugal: MEDIA XXI - Publishing, Research & Consulting, 2016. (Tradução/Artigo).

SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G. Dilemas ético epistemológicos na era da informação. Rio de Janeiro: Ibict, 2015 (Organização de dossiê em periódico científico).

SALDANHA, G.; SCHNEIDER, M. A informação horizontal como a medida contemporânea da alienação: Resenha de Gustavo Saldanha e Marco Schneider sobre o livro A informação e o conhecimento sob as lentes do marxismo, organizado por Rodrigo Moreno Marques, Filipe Raslan, Flávia Melo e Marta Macedo Kerr Pinheiro. Rio de Janeiro: IBICT, 2015 (Resenha de livro).

SCHNEIDER, M.; SALDANHA, G. Liinc em Revista. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Introdução).

SCHNEIDER, M.; CAPELER, I.; BEZERRA, A. C. Redes, ruas, mídias: revolta e reação. Brasília: Ibict, 2014 (Organização de dossiê em periódico científico).

SCHNEIDER, M.; CAPELER, I.; BEZERRA, A. C. Liinc em Revista, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

SCHNEIDER, M. Z Cultural. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

SCHNEIDER, M. A Comunicação e o Gosto: uma abordagem marxista 2010 (Tese de Doutorado).

SCHNEIDER, M. A Comunicação e o Gosto: uma abordagem marxista 2008 (Tese de Doutorado).

SCHNEIDER, M. Música e capital midiático: introdução a uma crítica da economia política do gosto 2003 (dissertação de mestrado).

SCHNEIDER, M. É o Diabo na Rua no Meio do Rodamoinho, 2000. (Partitura Musical/Outro).

Produto tecnológico

SCHNEIDER, M.; BEZERRA, A. C.; GOMES, J.; CASTRO, P. C.; PIMENTA, R. M.; VIOLA, C.; BRISOLA, A. Projeto FARMI. 2017.