Perspectivas Filosóficas em Informação

Livro lançado na Compós tem capítulo de Ana Paula Alencar e Marco Schneider

 

 

 

O livro Mídia e cotidiano na educação básica: olhares sobre o letramento midiático, foi lançado na noite de quarta-feira, 24 de julho, durante o 33º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Ana Paula Alencar, integrante do Perfil-i, e Marco Schneider, líder do Grupo, assinam o capítulo "Formação crítica midiática para professores: uma urgência no enfrentamento à desinformação".

De acordo com os autores, o capitulo traça um panorama histórico das iniciativas e estudos sobre alfabetização midiática, realçando as condições e motivações de seus surgimentos, bem como o seu estágio atual, com vista a situar essa prática no enfrentamento à desinformação e fundamentar o papel central do professor no processo. Para ilustrar esse protagonismo do professor, apresenta um conjunto de oficinas desenvolvidas com base em pesquisas recentes sobre desinformação, alfabetização crítica da mídia e competência crítica da informação.

"Começamos com uma revisão bibliográfica e documental, onde sintetizamos os principais marcos do desenvolvimento global e regional dos conceitos de alfabetização midiática e competência em informação; suas ramificações terminológicas e conceituais; e os pontos de fusão dos estudos de Educação, Comunicação e Ciência da Informação sobre o tema. Na sequência, apresentamos a estrutura e os resultados de três oficinas para professores que tiveram como objetivos: apresentar o conceito de desinformação e suas principais classificações; discutir as competências importantes para uma leitura crítica de notícias; e explorar as possibilidades de diálogo entre os conteúdos curriculares e o combate à desinformação", explica Ana Paula Alencar.

O livro foi organizado por Denise Tavares da Silva, Alexandre Farbiarz e Walcéa Barreto Alves e apresenta contribuições presentes em pesquisas (realizadas e/ou em andamento) do corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC da UFF, ao qual  Ana Paula está vinculada. 

A obra tive apoio da Faperj e da EdUFF e foi muito bem recebida pelos pesquisadores presentes na noite de lançamentos, que aconteceu no ao lado do novo campus do IACS (Instituto de Arte e Comunicação Social) da UFF, em Niterói, Rio de Janeiro, local da Compós 2024. Por enquanto, o livro está disponível em versão impressa, mas o e-book, será disponibilizado em breve.