Entre os dias 28 e 29 de outubro, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançará, oficialmente, o Guia de Resistência à Desinformação, elaborado pelas pesquisadoras Ana Paula Alencar e Juliana Ferreira Marques – doutoranda do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF) e doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), respectivamente. O lançamento ocorrerá durante o Encontro Paraibano de Combate à Desinformação, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em João Pessoa (PB).
O guia, já disponível, gratuitamente, no formato de ebook, foi produzido como parte das ações do Projeto de Extensão Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana, coordenado por Juliana Marques, que também é assessora de comunicação da universidade. O projeto extensionista tem como foco a realização de oficinas, presenciais e remotas, junto a estudantes e docentes de oito escolas estaduais de referência na Paraíba, que auxiliem no combate à desordem informacional e promovam a competência crítica em informação, em consonância com o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fruto dessas atividades, a publicação foi desenvolvida com o intuito de apoiar educadores na implementação de ações de Educação Midiática e no combate à desinformação, integrando essas práticas aos conteúdos da Educação Básica.
“No ano passado, realizamos uma série de oficinas presenciais e remotas com os professores, para orientá-los sobre como abordar a questão do combate à desinformação, de forma transversal, em qualquer área, em qualquer assunto, seja nas Linguagens, nas Exatas, nas Artes, enfim... Nossa base teórica é a Competência Crítica da Informação e os seus níveis, junto às proposições da Educomunicação. Então, esse guia é o resultado dessas oficinas. É um material que ficará disponível não só para esses professores, mas para toda a sociedade”, destacou Ana Paula Alencar, membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i).
A publicação assume o desafio da comunidade científica de enfrentar a disseminação desenfreada de informações falsas e distorcidas. De acordo com as autoras, o material parte de uma pesquisa cuidadosa, realizada no âmbito do projeto de extensão, com o objetivo de esclarecer os mecanismos pelos quais a desinformação se dissemina e, sobretudo, fornecer ferramentas práticas para combatê-la.
Apoio institucional em defesa da democracia
O projeto conta com o apoio institucional do Governo do Estado da Paraíba e do STF, no contexto do Programa de Combate à Desinformação, do qual a UEPB é integrante. Instituído em 2021, o programa desenvolve iniciativas para enfrentar os efeitos negativos da desinformação e para promover a democracia e os direitos fundamentais, atuando em conformidade com o sistema de proteção às liberdades de comunicação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e com a Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
“Nossa intenção é que este manual não seja apenas uma fonte de informação, mas sim um guia prático que sirva de parâmetro para a efetivação de ações concretas de combate à desinformação e promoção da Educação Midiática em nossas escolas, com uma proposta que possa ser integrada aos conteúdos da matriz curricular da Educação Básica. Por isso, além de oferecer reflexões teóricas fundamentadas, incluímos propostas de planos de aula que visam capacitar os estudantes a desenvolverem um olhar crítico diante das informações que recebem”, destacam as autoras, no prefácio da publicação.
Acesse o ebook Guia de Resistência à Desinformação, gratuitamente, aqui.