Pesquisadora compartilhou estudos na área, durante Ciclo de Educação Midiática, Integridade da Informação e Jornalismo
O Programa de Educação Tutorial (PET) Rede de Jornalismo de Integridade da Informação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), tem realizado o 1º Ciclo de Encontros: Educação Midiática, Integridade da Informação e Jornalismo, de 7 de abril a 19 de maio, com a participação de diversos especialistas brasileiros. Entre eles, está Ana Paula Alencar, membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas m Informação (Perfil-i) e atual coordenadora do núcleo de Educação da RNCD, convidada para 3ª mesa-redonda do evento, com a temática "O uso de Educação Midiática como ferramenta para jornalistas produzirem notícias com um olhar crítico".
Ao lado de mais três pesquisadores – Edgar Rebouças (Universide Federal do Espírito Santo), Ivone Rocha (Universidade Federal de Santa Catarina) e Larissa Morais (UFF) –, Ana Paula abordou a contribuição de uma prática jornalística comprometida com a produção social do conhecimento para o desenvolvimento da Educação Midiática Crítica.
"O foco da minha fala são os jornalistas, a prática jornalística, o fazer jornalístico. Esse jornalista que estará em qualquer segmento. Eu quero falar com os jornalistas e os jornalistas em formação sobre a Informação e a Educação Crítica Midiática. Porque, para pensar sobre o assunto, é necessário um Jornalismo que contextualize cada evento dentro das complexidades existentes em nossa sociedade. Uma das máximas da Educação Crítica Midiática é entender o contexto. Logo, um jornalista que se preocupa em contextualizar os fatos e ir além do lead faz Educação Midiática. Outra máxima é o questionamento, quando o jornalista questiona e incentiva o receptor a questionar também", destaca Ana Paula.
A pesquisadora também ressaltou a importância da confiança do público.
"Para gerar conhecimento, o jornalista precisa ter confiabilidade, precisa ter credibilidade. O jornalismo se fundamenta na confiança do público. E, para isso, precisa apresentar evidências e métodos éticos. Não basta falar a verdade, precisa justificar essa verdade com evidências", explica.
A mesa-redonda encontra-se disponível, na íntegra e em acesso aberto, aqui.
Sobre Ana Paula Alencar
A pesquisadora é jornalista, mestra e doutoranda em Mídia e Cotidiano pela UFF. Além disso, integra o grupo de pesquisa Perfil-i e o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge). Atualmente, coordena o núcleo de Educação da RNCD e pesquisa iniciativas de enfrentamento à desinformação por meio de processos de Educação Midiática e a atuação de jornalistas nesse processo.
Sobre o evento
O Ciclo de Encontros é uma realização do PET Rede de Jornalismo de Integridade da Informação da UFF, coordenado pela professora Rachel Bertol, em parceria com a RNCD. O evento ocorre sempre às segundas-feiras, às 19h, com o apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), da webrádio Nas Ondas do IACS e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da UFF.
Neste período, o evento tem reunido especialistas e pesquisadores para discussões de temas essenciais e aprofundar a consciência crítica acerca da Desinformação e da necessidade da Educação Midiática Informacional (EMI), assim como sua relação com o Jornalismo. Para isso, têm sido debatidas diferentes abordagens, políticas e estratégias.