Perspectivas Filosóficas em Informação

IA: Arthur Bezerra participa de Dossiê Temático pelas lentes do marxismo e do pensamento crítico

Nova edição da Revista Eptic traz artigo do pesquisador sobre ideologia dos dados, algoritmos e inteligência artificial, no capitalismo da Era Digital

 

 

No mês de setembro, a nova edição da Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Eptic), vinculada aos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), traz o Dossiê Temático Inteligência Artificial sob as lentes do marxismo e do pensamento crítico. Entre os pesquisadores consagrados da área, que fazem parte desta publicação, está Arthur Bezerra, integrante do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), com o artigo A ideologia dos dados: algoritmos e Inteligência Artificial no capitalismo da Era Digital.

Neste trabalho, o pesquisador situa a crença, a confiança e inevitabilidade como os valores cultuados pelo "dataísmo", considerado, por ele, um componente ideológico fundamental para o projeto de totalitarismo digital das grandes corporações tecnológicas. No entanto, evidencia uma lacuna existente nos estudos sobre essa temática: a ausência de pesquisas que dialoguem com os escritos marxistas. Desse modo, Bezerra não só estabelece uma relação com o pensamento crítico como propõe uma crítica da Economia Política da Informação, a partir do conceito de Ideologia.

"Em meu artigo, pontuo que autores conhecidos dos estudos contemporâneos de mídia, como José Van Dijck e Shoshana Zuboff, usam o termo 'ideologia' para se referirem a juízos que se tornaram dominantes no desenvolvimento da tecnologia digital. Porém, não chegam a estebelecer um diálogo com os escritos de Marx, Engels ou autores marxistas que se debruçaram sobre o assunto. Então, meu objetivo é construir uma ponte teórico-conceitual, buscando um diálogo entre os atuais estudos de mídias digitais e a fortuna crítica marxista", destaca o pesquisador.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Sobre o autor

Arthur Bezerra é doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor de "Miséria da Informação: dilemas éticos na era digital". É pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), bem como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI Ibict/UFRJ). Além disso, atua como vice-presidente do International Center for Information Ethics (ICIE) e como coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização (Escritos), do GT 7 (Estudos Críticos em Informação) do Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Ulepicc-Brasil) e do GT 5 (Política e Economia da Informação) do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib).

Sobre a Eptic

A Revista Eptic é uma publicação quadrimestral, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Economia da UFS, sob edição do Observatório de Economia e Comunicação da instituição. Trata-se de um periódico científico, de alcance internacional, cuja missão é constituir um espaço de diálogo crítico da Economia Política da Comunicação com outros campos acadêmicos, com foco na pesquisa e na produção de conhecimento sobre a realidade social capaz de cooperar com a mudança social.