Perspectivas Filosóficas em Informação

Educação Midiática e Integridade da Informação: Marco Schneider e Ana Regina Rêgo debatem o tema em evento online

Pesquisadores são os convidados para o encerramento do 1º Ciclo de Debates do PET Jornalismo UFF

Nesta segunda-feira (19), o Programa de Educação Tutorial (PET) Rede de Jornalismo de Integridade da Informação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), realiza a última mesa-redonda do 1º Ciclo de Encontros: Educação Midiática, Integridade da Informação e Jornalismo, com o tema "Educação Midiática para a Integridade da Informação", às 19h, no Youtube. Para o debate, foram convidados o atual coordenador da RNCD, Marco Schneider – pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e docente do departamento de Comunicação da UFF –, e a fundadora da entidade, Ana Regina Rêgo – docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os dois pesquisadores também integram o Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i).

Além deles, também participam do encontro os pesquisadores Carlos Alberto Ávila Araújo (Universidade Federal de Minas Gerais), Adilson Cabral (UFF) e a coordenadora do PET Jornalismo UFF, Rachel Bertol.

A mesa-redonda será transmitida ao vivo, em acesso aberto, aqui.

Sobre o evento

O Ciclo de Encontros é uma realização do PET Rede de Jornalismo de Integridade da Informação da UFF, coordenado pela professora Rachel Bertol, em parceria com a RNCD. O evento ocorre sempre às segundas-feiras, às 19h, com o apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), da webrádio Nas Ondas do IACS e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da UFF.

Neste período, o evento tem reunido especialistas e pesquisadores para discussões de temas essenciais e aprofundar a consciência crítica acerca da Desinformação e da necessidade da Educação Midiática Informacional (EMI), assim como sua relação com o Jornalismo. Para isso, têm sido debatidas diferentes abordagens, políticas e estratégias.