A dissertação de Mestrado em Ciência da Informação intitulada "O Teatro e a Psicofisica do Engajamento: o corpo na disseminação de competência crítica em informação" foi defendida em 10 de junho de 2021 por Flávio Lofêgo Encarnação, integrante do Grupo Perfil-i. A dissertação foi orientada pelo líder do grupo, Marco Schneider, e a banca foi composta pelo filósofo e professor do IFCS/UFRJ Fernando Santoro, e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação IBCT/UFRJ, Gustavo Saldanha.
A pesquisa investiga técnicas psicofísicas, associadas a procedimentos propriamente corporais, utilizadas pelo teatro realista para fazer crer na ficção, e também para engajar atores e espectadores, comparando-as com procedimentos utilizados no universo da política e do comércio para engajar e mesmo ludibriar.
A conclusão do autor, que é professor do Curso de Teatro da Universidade Federal do Acre e profissional do teatro há mais de 35 anos, é de que é possível influenciar a crença e o engajamento através de estratégias psicofísicas, que vêm sendo amplamente utilizadas como recurso deceptivo pelas forças a serviço do capital, e que mereceriam ser utilizadas para obtenção e disseminação de competência critica em informação. A pesquisa aponta algumas possibilidades da utilização de dinâmicas do teatro com tal objetivo.