Perspectivas Filosóficas em Informação

Confira trabalhos do Perfil-i publicados nos Anais do 24º Enancib

Evento é considerado o maior da América Latina, na área da Ciência da Informação

A Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib) anunciou, na última sexta-feira (21), a publicação dos Anais do 24º Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Enancib), realizado de 4 a 8 de novembro do ano passado, em Vitória (ES). Em sua última edição, o evento, considerado o maior da América Latina na área, abordou a temática "Perspectivas Contemporâneas na Ciência da Informação", em torno dos tópicos que permeiam os seus doze Grupos de Trabalho (GT).

Para o 24º Enancib, Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) teve 29 trabalhos aprovados, dos quais oito foram premiados entre os melhores.

Abaixo, é possível acessar, na íntegra, todos os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Perfil-i para esta edição do evento, por GT:

GT 1 - Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Congo: economia política da epistemologia histórica em Ciência da Informação no plano comparado e internacional, de Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/ PPGCI IBICT UFRJ/ CNPq).

Horizontes para uma doxografia de Nicolas Roubakine: percursos teórico-empíricos, de Amanda Salomão (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Universidade Federal Fluminense - UFF) e Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO).

Representação temática e o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030: indexação do discurso para igualdade de gênero da ONU, de Mayara Oliveira Silva Gonçalves (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG), Fernanda do Valle Galvão (Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT) e Graciane Silva Bruzinga Borges (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG).

A verdade desinformada: autoridades epistêmicas e comunidades evangélicas em julgamento na Ciência da Informação do Brasil, de Márcia Feijão de Figueiredo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -  UNIRIO) e Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO).
 
O ensino enquanto estratégia para o futuro da Sociedade da Informação: pensando um modelo transindividual e transdisciplinar, de Ricardo M. Pimenta (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).
 

GT 2 - Organização e Representação do Conhecimento

Popularização da ciência e suas essências taxonômicas: vertentes possíveis, de Milton Shintaku (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT), Carla Maria Martellote Viola (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT), Marcelle Costal (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia  - IBICT/ Fundação Getúlio Vargas - FGV), Ingrid Torres Schiessl (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT) e Diego José Macêdo (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

Informação e governança na administração pública: a nova classificação de informações estatísticas, de Marcia Maria Melo Quintslr (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia  - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), Catarina Felix dos Santos Soares (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) e Fernanda Valle (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ).

Classificação das informações legislativas sobre a violência contra as mulheres: organização e representação do conhecimento com vista à Agenda 2030, de Carla Maria Martellote Viola (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT) e Bruna Nascimento Rodrigues da Silva (Universidade Federal Fluminense - UFF).

Representação temática e o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030: indexação do discurso para igualdade de gênero da ONU, de Mayara Oliveira Silva Gonçalves (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG),  Fernanda do Valle Galvão (Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT) e Graciane Silva Bruzinga Borges (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG).

GT3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

Mediações na infância: o brincar como mercadoria, de Marcia Azen (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Felipe Teixeira Lourenço (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Luciane Beckman Cavalcante (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).

Caminho de resistência à desinformação: pesquisa-ação de pedagogia crítica da informação, de Anna Cristina Caldeira de Andrada Sobral Brisola (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT).

GT 5 – Política e Economia da Informação

Liberdade de expressão e integridade da informação, de Marco Schneider (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal Fluminense - UFF), Marcus Giraldes (Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ) e Bianca Lopes (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).

Ruptura de protocolos da informação pública e negacionismo científico, de Bianca Lopes (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Marcia Quintslr (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) e Marco Schneider (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT)/ Universidade Federal Fluminense - UFF).

Covid-19: discurso, ideologia e o negacionismo brasileiro, de Olga Myllena Santana (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Marcos do Prado (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Dinâmicas de desinformação no cancelamento de Zé Neto: um estudo de caso na Plataforma X, de Dulce Hirli Costa Almeida (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), e Arthur Coelho Bezerra (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).

Influenciadores de política: um estudo sobre a construção da confiança, de Fabiana Borges (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Camilla Machuy (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Marco Schneider (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).

Crianças e tecnologia: um retrato das principais temáticas pesquisadas na ciência da informação de 2013 a 2023, de Márcia Azen (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Talita Soares Figueiredo (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Aneli Beloni (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Arthur Coelho Bezerra (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

Revisando o significado de desinformação na Ciência da Informação, de Anna Brisola (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT), Frederico Oliveira (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT), Janinne Silva (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT) e Milton Shintaku (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

O novo nasce velho: breve diagnóstico histórico-dialético do novo regime de informação, de Arthur Coelho Bezerra (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

Afinidades eletivas: a ética do compartilhamento e o “espírito” do capitalismo digital, de Arthur Coelho Bezerra (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict).

Parâmetros regulatórios de Inteligência Artificial, de William Henrique França (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Fabiana de Freitas Borges (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Gabriel Cunha Leal de Araujo (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Fundação Getúlio Vargas - FGV) e Marco André Feldman Schneider (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal Fluminense - UFF).

Regime de informação jurídica e a desinformação: os fluxos de informação da tokenização imobiliária no Brasil, de Carla Maria Martellote Viola (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT), Alessandra Duarte Caldeira Ávila (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Carlos Victor de Oliveira (Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ).

Alfabetização midiática e informacional crítica contra desinformação, de Anna Cristina Brisola (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT), Cláudio Paixão de Paula (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e Luciana Carvalho (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS).

Biopolítica e sistemas sociais de classificação da subalternização, de Daviane Ribeiro (Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ) e Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO).

GT6 – Informação, Educação e Trabalho

A ciência da informação e suas especializações: o perfil dos cursos lato sensu com objetos de interesse da CI e o seu crescimento no Brasil, de Renata Regina Gouvêa Barbatho (Arquivo Nacional - AN) e Ricardo Medeiros Pimenta (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

A leitura literária em biblioteconomia e ciência da informação: análise do discurso científico, de Patrícia Vargas Alencar (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) e Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

GT10 – Informação e Memória

Podcasts, bibliotecas vivas e o fonocentrismo na "bio"-"grafia" da existência, de Denise da Silva de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT).

GT12 – Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades

A estrutura da branquitude: reflexões sobre injustiça ontológica, epistêmica e hermenêutica na Organização do Conhecimento sobre o Espectro Autista, de Fernanda Valle (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO).

Branquitude desvelada: investigando o vocabulário racial nos estudos críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Franciéle Carneiro Garcês-da-Silva (Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC), Dirnéle Carneiro Garcez (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Nathália Lima Romeiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO), Daniella Camara Pizarro (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC) e Gustavo Silva Saldanha (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO).

 

Sobre o Enancib

O Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação é o principal evento científico da área no Brasil, reunindo pesquisadores e pós-graduandos do país e do exterior. As suas atividades propiciam a troca e a comunicação de suas investigações, com ênfase nos resultados de pesquisas advindos dos cursos de pós-graduação da área.

O evento é voltado à troca de ideias e experiências acadêmico-científicas e para o fortalecimento de laços acadêmicos, em nível nacional e internacional. Os trabalhos nele apresentados refletem o estado da arte da pesquisa realizada nos Programas de Pós-graduação e na comunidade científica da área para demonstrar o avanço do conhecimento até o referido momento.