Integrantes do PERFIL-I marcaram presença no CONEXÃO PÓS
No dia 8 de agosto de 2019, o campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sediou o Conexão Pós — Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Comunicação (ECO-UFRJ). O evento tem o objetivo de integrar as pesquisas acadêmicas e promover a comunicação entre docentes e discentes dos quatro programas ligados à ECO: PPGAC - Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena; PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura; PPGTLCOM - Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Tecnologias da Informação; e PPGCI - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, este desenvolvido em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
No encontro, 4 integrantes do Grupo de Pesquisa Perfil-i do PPGCI – IBICT/UFRJ apresentaram temas de suas pesquisas de doutorado:
No GT 2 - Tecnologia, midiativismo, democracia, a doutoranda Priscila Seixas da Costa, orientanda do Prof. Dr. Marco Schneider, apresentou sua pesquisa sob o título ‘Lei Rouanet, análise midiática sobre a lei de incentivo à cultura: como as fake news desmoralizaram a produção cultural no Brasil e a lógica do incentivo’, Caderno Resumos, pág. 28. O trabalho faz uma análise midiática sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, entre os anos de 2016 e 2018. O objetivo é contribuir com o debate a respeito do caráter político das fake news sobre a Lei Rouanet, sob a perspectiva da comunicação social. Trata-se de discutir o posicionamento político das matérias que circularam massivamente através do Facebook e WhatsApp, mas também da mídia tradicional, tendo em vista o aparente objetivo de desmonte das políticas públicas culturais oriundas do Ministério da Cultura e o contexto político-social que irá acarretar a diminuição dos recursos que viabilizavam a produção cultural no país.
No GT 5 - Redes de informação, ciência, gestão do conhecimento, o doutorando Josir Cardoso Gomes, orientando do Prof. Dr. Marco Schneider e Prof. Dr. Ricardo Medeiros Pimenta, apresentou o trabalho ‘Financiamento de campanha política da bancada evangélica: uma abordagem metodológica no âmbito da Ciência da Informação’, Caderno Resumos, pág. 57, baseado no texto de qualificação de sua tese. Na apresentação, o doutorando relatou que ao longo da revisão bibliográfica foram encontrados poucos trabalhos acadêmicos que tratam da interseção da Ciência da Informação (CI) com o uso de mineração de dados, assim sua pesquisa pode sugerir novas metodologias de pesquisa nas Ciências Sociais. Apesar do foco de sua pesquisa empírica ser a influência dos evangélicos na política brasileira, o desenvolvimento de um arcabouço metodológico que facilite a classificação de agentes políticos em função do tipo de financiamento e do sucesso (ou insucesso) eleitoral, abre novas possibilidades na área da ciência política e também para a CI, que tem entre um dos seus pilares os sistemas de classificação e organização do conhecimento.
No GT 10 - Políticas de gênero, raça, estratégias de resistência, a doutoranda Carla Maria Martellote Viola, orientanda do Prof. Dr. Marco André Feldman Schneider apresentou o trabalho ‘Organização do conhecimento e recuperação da informação no Portal da Câmara dos Deputados do Brasil: reflexões sobre direitos da mulher e informações legislativas’, Caderno Resumos, págs. 98-99. Em seu primeiro ano de doutorado, a doutoranda explicou que sua motivação de pesquisa é averiguar a qualidade da Política de Indexação e a acessibilidade da Recuperação de Informação (RI) no que tange à Organização do Conhecimento (OC) das proposições (documentos legislativos digitais) que tramitam na Câmara dos Deputados que abordem os Direitos das Mulheres.
Já no GT11 - Tecnopolítica, vigilância, subjetividade, a doutoranda Anna Brisola, orientada também pelo Prof. Dr. Marco André Feldman Schneider apresentou o trabalho ‘Competência crítica em informação como resistência: Diagnósticos e caminhos ante as distopias informacionais da Sociedade da Desinformação’, Caderno Resumos, pág. 108, baseado no texto de qualificação de sua tese. A exposição articulou a necessidade da competência crítica em informação para o exercício da cidadania e como resistência aos mecanismos de desinformação e distopias informativas contemporâneas, pontuando a importância de uma educação emancipadora, formadora do pensamento crítico e que desperte a curiosidade e o gosto pela informação e pelo conhecimento.
O caderno de resumos do evento está disponível para consulta em: http://parlamidia.com/conexaopos2019/caderno-resumos.pdf