Perspectivas Filosóficas em Informação

Carla Viola apresenta pesquisa sobre Infofeminismo no 13º Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação

Evento foi realizado na Universidad Complutense de Madrid e na Universidad de Málaga, na Espanha, entre os dias 24 e 27 de setembro

 

Neste ano, a Espanha sediou o 13º Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade, realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, na Universidad Complutense de Madrid e na Universidad de Málaga. O evento contou com a participação da pesquisadora Carla Viola, que apresentou o trabalho Infofeminismo Sustentável Legislativo: um movimento em construção com vista à Agenda 2030, escrito em parceria com Anna Brisola. As duas autoras possuem Doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI Ibict/UFRJ) e integram o Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i).

O estudo compôs as discussões da mesa 7 do encontro, dedicada à temática de Igualdade e Estudos de Gênero. O objetivo, segundo as pesquisadoras, foi propor a consolidação de um movimento que revelasse formas de acesso e de acompanhamento das proposições legislativas em tramitação e de participação das mulheres na Câmara dos Deputados, para maior visibilidade das informações e dos dados legislativos, com vista a alcançar as métricas requeridas nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A justificativa para realização desta pesquisa é a necessidade de conhecimento acerca dos direitos das mulheres que estão em construção e debate no Poder Legislativo”, explica Anna Brisola.

Para isso, as autoras jogaram luz sobre o conceito de Infofeminismo Sustentável Legislativo, cunhado na tese de Carla Viola, em agosto de 2023, e consolidado neste estudo.

“Trata-se de um movimento que preconiza o aprimoramento e a ampliação do acesso aos dados e da disseminação das informações, com base na tecnologia, para o desenvolvimento do conhecimento sobre os direitos em construção das mulheres e o fomento de habilidades para a participação delas na instância legislativa, bem como o acompanhamento e a recuperação das proposições legislativas que tramitam na Câmara dos Deputados, provendo visibilidade às informações e aos dados legislativos, com vista à sustentabilidade das mulheres, recomendada na Agenda 2030”, detalha Carla Viola.

O evento

O Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade é um evento anual, promovido pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e pela Universidade de Brasília (Brasil), em colaboração com outras instituições hispano-brasileiras. Em 2024, o encontro chegou à 13ª edição e foi sediado nas cidades espanholas de Málaga e Madrid.

O objetivo do Seminário é promover o intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre professores, pesquisadores, profissionais e estudantes, além de permitir a integração com as instituições participantes em uma rede de pesquisa colaborativa.

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.