
Escrito em parceria pelos pesquisadores do Grupo Perfil-i Carla Viola e Marco Schneider, foi publicado recentemente na revista virtual "Biblios: Journal of Librarianship and Information Science" o artigo "Direitos das mulheres e a encontrabilidade da informação no portal da câmara dos deputados: perspectivas brasileiras rumo à Agenda 2030 das Nações Unidas".
O artigo investiga se o trabalho desenvolvido pelas/os profissionais da informação e documentação, na Arquitetura da Informação do portal da Câmara dos Deputados, está permitindo a Encontrabilidade da Informação que auxilie o alcance dos objetivos apregoados na Agenda 2030, no que tange aos Direitos das Mulheres.
Como resultado, foram identificadas quatro interfaces/fontes de pesquisa na Arquitetura da Informação do portal da Câmara dos Deputados com possibilidades de encontrabilidade de informações semelhantes sobre os Direitos das Mulheres, que ora se completam, ora se apresentam conflituosas, exigindo que os dados legislativos disponibilizados sejam confirmados, a partir da verificação de autoria das proposições, datas de propositura, tramitação e arquivamento ou conversão em lei. A conclusão dos autores é que o portal analisado não possui uma Arquitetura da Informação plenamente eficaz, por conter informações pervasivas, repetidas e equivocadas em quatro ambientes diferentes, não possuindo classificação eficiente, que se perfaça na Encontrabilidade da Informação precisa e efetiva. Como indicação, sugere-se aos responsáveis pelo portal reavaliar a taxonomia, enquanto estrutura classificatória para organização do conhecimento, no que tange aos interesses e Direitos das Mulheres e em atenção aos objetivos descritos na Agenda 2030, considerando, ainda, os atributos da Competência em Informação e da Ética em Informação.
Referência completa: VIOLA, Carla Maria Martellote; SCHNEIDER, Marco André Feldman. Los derechos de las mujeres y la posibilidad de encontrar información en el portal de la cámara de diputados: perspectivas brasileñas hacia la Agenda 2030 de las Naciones Unidas. Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, n. 78, p. 61-76, ago. 2021. ISSN 1562-4730. Disponível em: <https://doi.org/10.5195/biblios.2020.872>