Pesquisa sobre dados jurídicos foi apresentada na disciplina de Gestão de Dados, da graduação de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ
O artigo Dados Jurídicos na perspectiva da Ciência da Informação: conceito e tipologia com vistas à Agenda 2030 foi destaque, nesta segunda-feira (9), na página oficial do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), após tornar-se tema de aula na disciplina de Gestão de Dados, da graduação de Biblioteconomia e Gestão de Unidades da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho é fruto da co-autoria entre Carla Viola, egressa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Ibict em convênio com a UFRJ (PPGCI Ibict/UFRJ), Luana Sales, professora do PPGCI Ibict/UFRJ, e Milton Shintaku, coordenador da Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec/Ibict).
De acordo com Carla Viola, que também é integrante do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), o artigo preenche uma lacuna importante na formalização de conceitos e na criação de uma tipologia de dados jurídicos. "Está voltada para atender às necessidades de gestores de dados investigativos, programadores, tomadores de decisão no campo jurídico, gestores de ciência jurídica e tecnologias da informação, além de discentes e docentes de programas de graduação e pós-graduação no Brasil. O trabalho também aponta caminhos que podem contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030", ressalta a pesquisadora.
A matéria completa e o acesso ao artigo estão disponíveis no endereço eletrônico do Ibict, aqui.