A nova edição da Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação traz uma série de pesquisas com foco na informação, na inclusão e nos avanços da Era da Ciência Aberta. Entre elas, está o estudo intitulado "A mecânica da desinformação eleitoral: fake news e o paralelo com as 'trend topics' das redes sociais em 2022", fruto da coautoria entre os pesquisadores Ricardo Pimenta, Tainá Regly, Anna Karla Silva e Hugo Belfort – todos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI Ibict/UFRJ).
A pesquisa compreende a desinformação como um desafio multifacetado, que ameaça a sociedade em diversos aspectos e envolve, sobretudo, interesses políticos, econômicos e ideológicos. Diante do panorama de propagação viral desse fenômeno, por meio das redes sociais e de outras plataformas digitais de comunicação instantânea, com a participação de diferentes atores, o estudo propõe uma análise preliminar dos principais temas abordados pelas narrativas da desordem informacional, durante as Eleições Brasileiras de 2022.
De caráter exploratório, o estudo foi conduzido entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro daquele ano e dividido em duas fases. Na primeira, dedutiva, foram coletados dados de agências de checagem reconhecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da ferramenta Tempora, desenvolvida pelo Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD), do Ibict. Já na segunda fase, indutiva, foram investigados os conteúdos publicados pelas agências selecionadas sobre o tema das eleições, com o auxílio do Voyant Tools, aplicativo de código aberto que possibilita a análise de textos digitais.
"Os resultados dessa análise indicam que as fake news e outras formas de desinformação seguem a mesma lógica dos trending topics das redes sociais. Essa dinâmica não é uma expressão cultural autência, mas, sim, uma estratégia direcionada a neutralizar oponentes. No contexto eleitoral, essa estratégia envolveu, principalmente, os candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva", destaca o documento.
A pesquisa soma-se aos esforços da comunidade científica no combate à desinformação e reforça os papéis da educação, da regulação e da conscientização pública para a preservação da integridade dos processos democráticos, diante desses desafios contemporâneos.
A publicação encontra-se disponível, em acesso aberto, aqui.
Sobre a Revista Encontros Bibli
Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGCI/UFSC), o periódico publica trabalhos no campo da Ciência da Informação e áreas correlatas, resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico e estudos de caso. A revista possui Qualis A2, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e, desde 2019, adota o fluxo contínuo de publicação.