Perspectivas Filosóficas em Informação

Arthur Bezerra e Marco Schneider ministram cursos na Escola de Verão 2025 Enacin/Ibict

Cursos foram ofertados, gratuitamente, para alunos de todo o Brasil

Entre os dias 10 e 14 de março, a Escola Nacional de Informação (Enacin), conduzida pela Coordenação de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (Coepi), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promove a Escola de Verão 2025, com sete cursos totalmente gratuitos, nas modalidades online e presencial. Entre os cursos ofertados, estão Regime de Informação: reconstrução de um conceito, com Arthur Bezerra, ministrado na segunda-feira (10), e A Ideologia da Desinformação: da pós-verdade ao brain rot, com Marco Schneider, nesta terça-feira (11). Ambos são pesquisadores titulares do Ibict, docentes no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do instituto e membros do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i).

A partir das conceituações pioneiras de Bernd Frohmann e Maria Nélida González de Gómez, Arthur Bezerra desenvolveu o curso Regime de Informação: reconstrução de um conceito, na modalidade online, com o objetivo principal de propor uma nova ideia para o conceito de "regime de informação". Para isso, o docente recorreu à crítica da Economia Política de Karl Marx, autor que posiciona as lutas de classes no foco das relações sociais de produção e reprodução das condições materiais de existência humana na sociedade capitalista.

"Além da discussão conceitual, o curso traz o debate sobre as atuais condições de produção e circulação de informação no ambiente digital, tendo em vista o recente alinhamento de megacorporações de tecnologia com o poder político nos Estados Unidos", destaca Bezerra, que também é presidente do International Center for Information Etichs (ICIE).

Embora o curso tenha certificados exclusivos para os alunos inscritos, seu conteúdo encontra-se disponível, na íntegra e em acesso aberto, para qualquer cidadão, aqui.

Marco Schneider, por sua vez, ministrou o curso A Ideologia da Desinformação: da pós-verdade ao brain rot, na modalidade presencial. Nele, o docente abordou as temáticas da Integridade da Informação e da Soberania Digital, Nacional e Popular. Além disso, jogou luz sobre pautas que giram em torno da análise crítica dos aparatos ideológicos.

"O curso também traz questões referentes às ameaças à liberdade de expressão resultantes das tentativas de sequestro dessa mesma liberdade por parte de promotores neoliberais e neofascistas de desinformaçào digital em rede; aos elementos ideológicos e às técnicas de propaganda do nazi-fascismo histórico em boa parte das ações de desinformação atuais; às teorias conspirtatórias e guerras culturais hodiernas; bem como à noção de Ideologia, na perspectiva crítica da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, recorrendo a contribuições originais de Ernst Bloch", pontua Schneirder, que também é coordenador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

Além desses, a Escola de Verão 2025 Enacin/Ibict tem oferecido os cursos Mediações dos dispositivos, documentos e objetos culturais na abordagem socioantropológica da informação, com Regina Marteleto, João Arlindo Neto e Marcus Vinícius Pereira; Impactos do consumo excessivo de informação e de tecnologias, com Henry Poncio Cruz; Didática no Ensino Superior, com Ilemar Berti; Mediação da Informação no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: a contribuição das bibliotecas, com Luciane Cavalcante; e Os dois corpos de Musk: Aceleração Algorítmica e Tecnofascismo, com Giuseppe Cocco e Felipe Fortes.

Saiba mais, aqui.