O projeto do Dr. Arthur Coelho Bezerra, integrante do Perfil-i, está entre os contemplados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
O resultado do Edital saiu no dia 23 de novembro e Arthur, pesquisador da Coepi-Ibict e professor do PPGCI Ibict/UFRJ, foi selecionado para publicação de seu novo livro, intitulado “Miséria da Informação: introdução crítica ao regime informacional do capitalismo digital”. Segundo Bezerra, a expressão “Miséria da informação” caracteriza a problemática condição do ambiente de comunicação digital nos dias de hoje.
Desinformação, discursos de ódio, racismo algorítmico, bolhas informacionais, vício de adultos e crianças em redes sociais, vigilância e exploração de dados pessoais, colonialismo digital e precarização do trabalho nas plataformas: todos esses assuntos são alvo da crítica de Bezerra, que propõe uma espécie de sobrevoo analítico pelo regime de informação deste ainda breve século XXI. O livro toma como ponto de partida a batalha, travada nas últimas décadas, entre a velha indústria cultural e um grupo de novas empresas norte-americanas de tecnologia, que se valeram do discurso progressista em defesa de uma internet livre para expandir seus domínios comerciais de forma desregulamentada. Com isso, diz Bezerra, “as chamadas big tech consolidaram inovadores modelos de negócios que, no entanto, têm contribuído para criar um ecossistema social fragmentado, opressor, tóxico e insustentável, com consequências diretas não apenas para indivíduos, mas também para populações, governos e meio ambiente”.
Para ver o resultado do edital, acesse este link.
* Texto editado do original de Carla Viola para o Ibict.