Na última terça-feira (29), a pesquisadora Anna Brisola, doutora em Ciência da Informação e vencedora do Prêmio Capes de melhor Tese na área de Comunicação e Informação (2021), ministrou a oficina "Corpo, persuasão, resistência e desinformação", durante o Encontro Paraibano de Combate à Desinformação, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa (PB). Membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), desde 2017, a cientista propõe ações de Alfabetização Midiática e Informacional como resposta educativa às distorções informacionais da contemporaneidade, com base na Pedagogia Crítica de Paulo Freire.
De acordo com Anna Brisola, o objetivo é pensar possibilidades educacionais para a resistência à desinformação e o desenvolvimento de um pensamento crítico, dentro da perspectiva explanatória, reflexiva e dialógica freiriana.
"A oficina inclui uma abordagem lúdica e dinâmica, com vivências corpóreas, onde é trabalhada a dimensão dos afetos e sensações, buscando criar possibilidades formativas que tragam à tona o pensamento crítico, emancipatório, consciente, democrático e afetivamente preenchido", destaca Brisola.
A pesquisadora explica que a educação proposta pelo filósofo e educador Paulo Freire é um dos caminhos mais férteis para o combate à desordem informacional, principalmente, pela esperança na libertação do ser humano, por meio do diálogo e da práxis.
"A oficina demonstra como conhecimento, dialogia, presença e afeto podem despertar o interesse e facilitar a compreensão e a apreensão das características da desinformação. Corpo, vivência, dialogia e diversão abrem caminhos para fora das telas, para depois voltar com mais consciência e criticidade a elas. Esperançar e amar o elo são as forças afetivas desse caminho", reforça Anna Brisola.
Sobre Anna Brisola
Doutora e mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI Ibict/UFRJ), Anna Brisola é vencedora do Prêmio Capes de melhor Tese 2021, na área de Comunicação e Informação, com o trabalho "Competência Crítica em Informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas". No currículo, também acumula a formação como jornalista e publicitária, bem como a docência nas graduações de Jornalismo, Publicidade e Marketing do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
Encontro Paraibano de Combate à Desinformação
O evento, promovido pela UEPB, entre os dias 28 e 29 de outubro, foi uma iniciativa do Projeto de Extensão "Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e combate à desinformação na educação paraibana", em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir da articulação com o Projeto Resiliência Informacional da Comunidade: (re)ações comunicativas no combate à desinformação (Resilicom) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (Gepsci).