Perspectivas Filosóficas em Informação

Seminário sobre desinformação em ciência e saúde reúne pesquisadores do Perfil-i, em Salvador

Evento contou com a presença de especialistas de todo o País e a participação de pesquisadores do Perfil-i e Ibict

De 29 a 31 de julho, a cidade de Salvador (BA) foi palco do Seminário Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação, reunindo pesquisadores, representantes do poder público, universidades, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil em torno de um tema urgente: o combate à desinformação nos campos da ciência e da saúde. Com uma programação intensa, o evento teve como objetivo discutir os desafios contemporâneos impostos pela desinformação e apresentar estratégias de enfrentamento que integrem diferentes setores sociais.

A abertura do seminário contou com a Conferência Desafios Contemporâneos no Enfrentamento à Desinformação, proferida pelo pesquisador Marco Schneider, coordenador-geral da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNDS), líder do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e pesquisador do Ibict. "O encontro se consolidou como um espaço fundamental para o debate qualificado sobre a crise informacional e suas múltiplas interfaces, reforçando o papel da ciência, da educação e da comunicação como pilares da resistência à desinformação", destacou Schneider.

No segundo dia de evento, foi a vez de Arthur Bezerra, presidente do International Center for Information Ethics (ICIE) e pesquisador do Ibict, dar o tom na mesa-redonda Regulação e atuação das plataformas digitais. O debate tratou de temas como governança da informação, responsabilização das big techs e impactos das plataformas digitais sobre o ecossistema informacional e democrático. Durante o evento, o pesquisador também lançou seu livro Miséria da Informação, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.

A pesquisadora e professora Ana Regina Rêgo também lançou a sua mais recente obra A Seta do Tempo: Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação, que traz reflexões atuais sobre o papel da IA na circulação de conteúdos falsos e na reconfiguração do espaço público digital, e participou da mesa-redonda Verificação de fatos e enfrentamento à desinformação: como transformar prática em hábito social?.

Saiba mais sobre o evento aqui.