Perspectivas Filosóficas em Informação

A Seta do Caminho: conheça o novo livro de Ana Regina Rêgo

 

Obra amplia debates sobre Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação

 

Na última quinta-feira (15), a pesquisadora Ana Regina Rêgo lançou o livro "A Seta do Caminho: Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação", na Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. A obra, publicada pela editora Mauad X, aborda os impactos das plataformas digitais e das tecnologias de Inteligência Artificial para a propagação do fenômeno da desinformação. Para isso, apresenta uma reflexão filosófica e os resultados de diversas pesquisas na área, com uma análise aprofundada acerca das atuais transformações nos modelos de produção, disseminação e consumo de informação, que tornaram a desordem informacional um negócio, cada vez mais, lucrativo.

Fundadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Ana Regina é professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordena o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (Nujoc), bem como integra o Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e o Conselho do International Center for Informations Ethics (ICIE). O ofício e o seu olhar atento para os problemas contemporâneos motivaram a autora a publicar a obra.

"Tenho medo do futuro como qualquer jornalista ou cidadã que se vê atravessada pelos fenômenos digitais, políticos e sociais de um tempo que, tanto quanto outros do passado, se apresenta sombrio", escreveu Ana Regina, nas páginas iniciais de "A Seta do Caminho". 

Como destaca Roger Chartier – professor emérito no Collège de France e professor visitante na Universidade da Pensilvânia (EUA), no posfácio do livro, o panorama é fruto de uma série de fatores que propiciam a desinformação no ambiente digital. "Magnífica promessa de uma comunicação livre, gratuita, universal, plataformas digitais e redes sociais se tornaram o mais poderoso instrumento de difusão da desinformação e dos discursos de ódio", destaca. No entanto, encontra na obra de Ana Regina uma resposta às ameaças impostas pela desordem informacional, ao considerar a tecnologia digital não só uma ferramenta para ensino, mas um objeto de ensino, fundamental para a integridade da informação.

Onde encontrar

O livro "A Seta do Caminho: Plataformas, Inteligência Artificial e Desinformação" encontra-se disponível na Amazon, no Google Play e na Editora Mauad X (mauad@mauad.com.br/ (21) 3268-1350).

Sobre a autora

Ana Regina Rêgo é professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com estágio de doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona. Também realizou estágio de pós-doutoramento em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde anteriormente obteve o título de mestre. Especialista em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e a Federação Brasileira das Associações Acadêmicas e Científicas da Comunicação (Socicom). Criou e coordena a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil). Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e bolsista Associada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em 2024. Publicou cerca de 15 livros, dentre eles, destaca-se A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas (Mauad X, 2020), escrito em parceria com Marialva Barbosa.