Perspectivas Filosóficas em Informação

Projeto de combate à desinformação é contemplado pelo CNPq

 

O líder do Perfil-i, Marco Schneider, foi contemplado no edital Chamada Universal CNPq/MCTI Nº 10/2023 com o projeto “Combate à desinformação no Brasil e na América Latina”. Um dos objetivos da proposta aprovada é ampliar o intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e latino americanos, dos campos da Ciência da Informação e da Comunicação, dedicados ao tema da desinformação e aos caminhos para seu enfrentamento. 

Marco, que é pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente do International Center for Information Ethics (ICIE) coordena, no projeto, uma equipe formada predominantemente por pesquisadores experientes, com importante produção científica na área das Ciências Sociais Aplicadas. 

De acordo com o pesquisador, nos últimos anos, “diversos estudos e atividades desses pesquisadores vêm sendo dedicados à questão da desinformação, incluindo congressos, aulas e orientações de mestrado e doutorado”. Ele acrescenta que, além das pesquisas teóricas, as experiências concretas de combate à desinformação, como as ações da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e os encontros internacionais do ICIE, têm consolidado uma rede promissora de pesquisadores da região.

Schneider conclui que “diante de configurações e contextos sociais específicos, torna-se pertinente conhecer as realidades nas quais a desinformação prolifera, compreendendo questões geopolíticas em que tais discussões estão inseridas”.

 

* Texto editado do original publicado no site do Ibict.