Perspectivas Filosóficas em Informação

Pesquisadora do Perfil-i fará Doutorado-sanduíche em Glasgow

 

A doutoranda Camilla Machuy, orientanda do prof. Dr. Marco Schneider, foi uma das aprovadas do PPGCI IBICT/UFRJ para o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, em 2024. Após meses de processo e espera pelo resultado do Edital nº 30/2023, a integrante do Perfil-i teve aprovado o Sanduíche, pelo período de seis meses, na School of Social & Political Sciences da Universidade de Glasgow, com a coorientação da Prof. Dra. Patricia Rossini.

A pesquisa de Camilla visa analisar a disseminação de desinformação em grupos de extrema-direita brasileiros no aplicativo de mensagens instantâneas Telegram, a fim de investigar o impacto da onda crescente de ultraconservadorismo e ideologias fascistas na sociedade brasileira e mundial através da disseminação orquestrada de mentiras. O estudo foca especialmente no surgimento de um movimento golpista que resultou na depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília, em janeiro de 2023. 

A inserção no PDSE representa uma oportunidade singular de analisar, de um ângulo externo, o contexto brasileiro dentro de um movimento mais vasto e duradouro de ascensão da extrema-direita mundial. A escalada da onda ultraconservadora no Brasil é sintoma de um fenômeno global amplo, marcado por eventos como o escândalo da Cambridge Analytica, a eleição de Trump e o Brexit – a saída do Reino Unido da União Europeia. Portanto, o diálogo internacional e multidisciplinar sobre o tema é fundamental para uma análise mais completa.

No período que passará no Reino Unido, de junho a novembro, a doutoranda buscará alcançar uma visão ampla dos acontecimentos, tendo em vista as conexões e o crescimento da extrema direita em outros países. Para ela, a pesquisa da professora de Glasgow, sobre incivilidade, intolerância e desinformação, agregará um peso e um conhecimento metodológico inestimável, tanto ao projeto em curso quanto à sua vivência acadêmica. Camilla considera que o estudo de aplicativos de mensagens móveis no contexto da desinformação online feito pela Dra. Rossini, particularmente, será um recurso decisivo para refinar a estrutura analítica do seu estudo.

Além disso, "um período sanduíche no exterior é uma maneira de internacionalizar as contribuições fundamentais dos pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação. A inclusão dessas vozes no discurso acadêmico das universidades europeias, como a University of Glasgow, fortalece os objetivos de internacionalização do PPGCI – IBICT/UFRJ – um programa CAPES nota 6 – e contribui para uma compreensão mais completa e equitativa dos fenômenos informacionais e comunicacionais que atravessam fronteiras", afirma Machuy.

 

O Grupo Perfil-i parabeniza a doutoranda e deseja uma ótima experiência em Glasgow!