Perspectivas Filosóficas em Informação

Colóquio MUSSI 2021 contou com a apresentação do artigo de Carla Viola e Marco Schneider

O artigo intitulado AS BIBLIOTECAS ESCOLARES E O REPOSITÓRIO LATTES DATA: REFLEXÕES SOBRE INFORMAÇÃO ALTERITÁRIA, ÉTICA, MEDIAÇÃO E DISPOSITIVOS INFOCOMUNICACIONAIS foi apresentado no Colóquio MUSSI 2021 em formato remoto no dia 3 de novembro por Carla Viola & Marco Schneider. Abaixo o resumo do artigo.

RESUMO: As políticas públicas formuladas pela Lei das Bibliotecas Escolares e pelo Repositório Lattes Data se apresentam como situações dispares com configurações singulares verificáveis na construção social de práticas que envolvem a mediação da informação com vista à dialética tradição x inovação. A partir da identificação dessas ações governamentais, o objetivo da pesquisa é compreender as similitudes e as dissimilitudes da mediação da informação nos ambientes físico e digital, a partir dos postulados da ética e da informação alteritária. A metodologia é exploratória-avaliativa com procedimentos técnicos bibliográfico e documental pela abordagem qualitativa. Os resultados mostram que a Lei das Bibliotecas Escolares necessita de espaços físicos com bibliotecárias/os para o exercício da mediação pedagógica da informação, a partir de dispositivos infocomunicacionais fechados - livros – para estudantes. E que o Repositório Lattes Data requer uma plataforma digital criada por profissionais da informação para a realização da mediação técnica da informação com acesso por meio de dispositivos infocomunicacionais abertos - gadgets eletrônicos -, que fornecem acesso à ambiência digital para pesquisadoras/es. Ambos resultam em conhecimento. Conclui que a mediação da informação, ato de interceder na busca e na localização da informação, engloba meios para obter, nos estoques informacionais existentes, aquela que se adeque à necessidade da busca. E se essa mediação da informação é realizada sob os auspícios da ética e da alteridade informacional, o ato tem a carência informativa do “Outro” como centro da ação de auxílio. A satisfação do desejo do “Outro” impregna todo o processo de mediação, que ao “Eu” – bibliotecário ou profissional da informação - se mostra, demandando atuação eficiente, resultados eficazes e responsabilidade efetiva.

Palavras-chave: Bibliotecas Escolares. Repositório Lattes Data. Mediação da Informação.