Perspectivas Filosóficas em Informação

Marco Schneider fala na Escuela de Filosofía Zaira Rodríguez Ugidos, em Cuba

 

O líder do Grupo Perfil-i é o convidado da Sessão de março de 2024 da Escuela de Filosofía Zaira Rodríguez Ugidos, no Instituto de Filosofia de Cuba. A conferência acontece dia 19 de março, às 10h30 e tem como tema "Razão e inteligência artificial: crítica aos artifícios da astúcia". O evento, com entrada gratuita, é coordenado por Franz Hinkelammert Cátedra de Pensamento Crítico e pela Escola de Filosofia Zaira Rodríguez Ugidos.

Criado em 1984, a partir do Departamento de Filosofia da Academia de Ciências de Cuba e do Centro de Pesquisas Filosófico da mesma instituição, o Instituto de Filosofia tem hoje 50 anos de trabalho ininterrupto, promovendo ações para pensar filosoficamente as alternativas da Revolução nas condições de Cuba no século XXI. Entre as funções do centro está a realização de intercâmbios teóricos entre os filósofos do país e a sua aproximação com as experiências de desenvolvimento da filosofia em outros países, além da promoção da participação de filósofos cubanos em eventos nacionais e internacionais.

Para conhecer mais sobre o Instituto de Filosofia e a Escuela de Filosofía Zaira Rodríguez Ugidos, acesse o site da instituição.

Com programação intensa em solo cubano, Schneider estará também na terceira edição do Colóquio Internacional “Pátria”, a convite do Sindicato dos Jornalistas de Cuba, palestrando nos dias 18 e 20 de março (segunda e quarta-feira), às 14h e 12h, respectivamente. Para conhecer mais sobre o Colóquio Patria acesse a matéria do Perfi-i.

 

* Schneider é pesquisador sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) no programa de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação "Mídia e Cotidiano". O líder do Perfil-i e também membro da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e coordena o Centro Internacional de Ética da Informação na América Latina (ICIE). A sua investigação aborda temas como ética, epistemologia, economia política da comunicação, economia política da cultura, desinformação e literacia midiática.