Perspectivas Filosóficas em Informação

Integrante do Perfil-i assume cargo de professora na UNIRIO

 

A doutora Fernanda Valle foi aprovada para o cargo de professora adjunta do Departamento de Processos Técnico-Documentais (DPTD) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A mais nova docente da instituição irá começar a lecionar já no primeiro semestre de 2024 e assumirá disciplinas relacionadas à Teoria da Informação, com uma peculiaridade: o DPTD não é associado exclusivamente a um curso de graduação, mas atende a vários cursos dentro do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), como Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. "Será uma experiência enriquecedora, pois transitarei em diferentes áreas do conhecimento", disse a professora, que é doutora e mestra em Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ), especialista em Marketing e Design Digital (ESPM) e em Transtorno do Espectro Autista (Centro Universitário Celso Lisboa) além de bacharela em Comunicação Social (UNESA).

Como docente, Fernanda já atuou em universidades particulares, entre os anos de 2017 e 2022, em disciplinas voltadas à Comunicação Social e à Metodologia Científica. Como pesquisadora, foi bolsista de pesquisa do projeto Articulação & Comunicação em Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ibict, entre maio de 2022 e novembro de 2023, onde pesquisou sobre gestão da informação e inclusão social no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre 2018 e 2022, foi bolsista de doutorado do CNPq - Brasil. A sua tese de doutorado, orientada pelo prof. Dr. Gustavo Saldanha, abordou a organização do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciando temas como justiça informacional e democracia documentária. No período do mestrado, orientada pelo prof. Dr. Ricardo Pimenta, dedicou-se ao diálogo entre Ciência da Informação e Comunicação Social, especialmente no âmbito da tecnovigilância. 

A pesquisadora integra os grupos Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-I-IBICT) e Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes (UNIRIO-IBICT), onde participa de estudos sobre Georg Hegel e Nicolas Roubakine, respectivamente. Possui interesse em diferentes áreas do conhecimento e objetos de estudo, mas dedica-se aos temas da epistemologia, diversidade e inclusão, filosofia da linguagem e organização do conhecimento.

O Perfi-i parabeniza a docente e deseja muito sucesso no novo cargo!