I Encontro ICIE Capítulo América Latina e Caribe encerra com alegria e fundação da rede ao sul
O segundo dia do I Encontro do ICIE capítulo América Latina e Caribe contou com a presença da vice-presidente do ICIE na abertura do evento: Rachel Fischer do Centro África do Sul destacou a função do centro; a importância das crianças estarem ciberseguras e a relevância da pesquisa e a sua contribuição para o campo da educação. Os palestrantes do dia foram Susana Finquelievich da Argentina; Maximiliano Rodrígues do Uruguai e Maria Nélida Gonzáles de Gómez do Brasil/Argentina.
Susana trouxe ao debate o tema da importância da informação na pandemia, as incertezas para democracia ante a desinformação e as fake news. Maximiliano fez uma abordagem da ética em informação com foco no cenário do Uruguai e Nélida abordou as questões éticas e morais dos agentes responsáveis pela proliferação da informação.
O debate foi aberto ao público depois das palestras dos convidados e dentre as perguntas, destacamos a levantada a todos os presentes questionando sobre a necessidade de políticas de regulamentação das plataformas de mídias sociais e quais seriam as soluções para a sociedade ante a desinformação.
Rafael Capurro, fundados do ICIE, fez sua preleção destacando a importância da ética em informação, encerrando com um texto de Guimarães Rosa. “Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens”.
O chat contou com intensa participação da audiência e com mensagens que afirmavam a colaboração com o capítulo como as de Carlos Alberto Ávila Araújo: "Parabéns Marco e Arthur pelo evento. Contem com a Escola de Ciência da Informação da UFMG para as ações do capítulo latino americano do ICIE!" e Luciane de Fatima Beckman Cavalcante: "Também parabenizo os coordenadores no evento. Faço minhas as palavras do @Carlos Alberto Ávila Araújo . Contem com o PPGCI-UEL para contribuições às ações promovidas pelo ICIE ! Será um prazer".
O evento foi encerrado com a participação de Rachel Ficher, Jared Bielby, Rafael Capurro, Marco Schneider e Arthur Bezerra reiterando a importância da rede em torno do tema e do ICIE. Capurro encerrou que precisamos ser como a “Toupeira da razão” de Hegel.