Perspectivas Filosóficas em Informação

Banca pública de Carla Viola aconteceu dia 30/8

 

Na quinta-feira, dia 30 de agosto, nas instalações da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEPI/IBICT), aconteceu a defesa da tese de doutorado de Carla Viola, com orientação do Professor Dr. Marco Schneider e coorientação da Professora Dra. Luana Sales.

O trabalho, com o título Informações legislativas e os direitos em construção das mulheres brasileiras: proposta de categorização rumo à Agenda 2030, é resultado de extensa pesquisa, que articula conhecimento teórico em áreas como Direito, Políticas Públicas e Ética da Informação à experiência na defesa dos direitos das mulheres, acesso à informação, transparência de dados públicos, diversidade, sustentabilidade e direitos digitais.

   

Carla Viola apresenta a tese e responde aos questionamentos da banca.

A tese investiga direitos femininos em construção na 56a legislatura do parlamento brasileiro e elabora categorias de acesso à informação legislativa sobre mulheres com base nas proposições da agenda 2030 da ONU. A autora denuncia as dificuldades da recuperação da informação nos sitemas disponíveis e propõe, entre outras coisas, o infofeminismo legislativo como uma das formas de reverter o quadro de demora do Brasil em adequar-se ao documento internacional.

O texto recebeu inúmeros elogios e contribuições para continuidade da pesquisa. Com banca e platéia formadas prioritariamente por mulheres da ciência, a pesquisadora recebeu o título de doutora em Ciência da Informação.

Viola, que também é advogada, publicitária e mestra em Ciência da Informação, é pós-graduada em Gênero e Direito, Gestão Estratégica da Comunicação e Direito do Consumidor e recentemente lançou o livro A Voz e a Vez das Mulheres: Informação, política e direitos

O grupo de pesquisa Perfil-i celebra mais essa grande conquista de sua integrante!