Evento, realizado de 7 abril a 19 de maio, tem apoio da RNCD e participação de membros do Perfil-i
O Programa de Educação Tutorial (PET) Rede de Jornalismo de Integridade da Informação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), realizará o 1º Ciclo de Encontros: Educação Midiática, Integridade da Informação e Jornalismo. O evento acontecerá de 7 de abril a 19 de maio, sempre às segundas-feiras, às 19h, com o apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), da webrádio Nas Ondas do IACS e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da UFF.
Neste período, o ciclo reunirá especialistas e pesquisadores para discutir temas essenciais e aprofundar a consciência crítica acerca da Desinformação e da necessidade da Educação Midiática e Informacional (EMI), assim como sua relação com o Jornalismo. Para isso, serão debatidas abordagens, políticas e estratégias de Educação Midiática e sua relação com a regulação das plataformas digitais. A programação também inclui diálogos sobre leitura crítica de notícias; produção de notícias; iniciativas voltadas à educação formal e informal; além da cobertura de pautas urgentes, como crise climática, racismo algorítmico e negacionismo científico.
O evento conta com a participação de membros do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), vinculados à RNCD e referências nas discussões sobre Integridade da Informação e EMI, como os pesquisadores Ana Regina Rêgo, Marco Schneider e Ana Paula Alencar – fundadora, coordenador-geral e coordenadora do Núcleo de Educação da Rede, respectivamente. "A RNCD tem buscado promover a integração entre as instituições que atuam no combate à desinformação. Por isso, estamos empenhados na promoção de ações concentradas, que estimulem diversos atores, de uma maneira menos isolada e, cada vez mais, convergente", destacou Schneider.
À frente das ações de Educação Midiática da RNCD, Ana Paula Alencar ressaltou a importância da consolidação de uma agenda de debates entre as instituições. "Enfrentar a desinformação exige cooperação e articulação entre diferentes atores. Por isso, parcerias como essa são essenciais para ampliar o debate sobre o papel da Educação Midiática e do Jornalismo na promoção da Integridade da Informação", salientou.
Os encontros serão virtuais, transmitidos pelo Canal do PET Jornalismo/UFF no Youtube e com emissão de certificados. Confira a programação completa aqui.