CAPÍTULO INTERNATIONAL CENTER FOR INFORMATION ETHICS (ICIE) - AMÉRICA LATINA E CARIBE
Organizado por Marco Schneider, Arthur Bezerra e Cordel Green
O Capítulo da ICIE da América Latina e Caribe é fundado na cooperação em andamento entre o ICIE e o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).
Marco Schneider coordena o grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação) pelo IBICT em parceria com Rafael Capurro.
Schneider e seus colegas pesquisadores do IBICT dirigiram inúmeros projetos da colaboração entre o IBICT e o ICIE, resultando em várias publicações, incluindo ‘Dilemas ético-epistemológico da era da informação’, dossiê da Liinc em Revista, organizado por Schneider e Gustavo Saldanha. Nesse número, consta uma entrevista com Rafael Capurro.
Uma das contribuições do IBICT em defesa da ética em informação na América Latina é a tradução de importantes documentos em espanhol e português. Um documento chave é o capítulo ‘Cidadania na era digital’, escrito por Rafael Capurro para o ICIE, traduzido para o português por Marco Schneider e Arthur Bezerra e publicado no livro ‘Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições’. O livro reúne os melhores trabalhos apresentados no V Encontro da Ulepicc (União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura), que aconteceu no IBICT em 2014. Rafael Capurro foi o conferencista convidado e sua fala teve por base esse texto.
Os pesquisadores do IBICT, Marco Schneider, Gustavo Saldanha e Lena Vania Ribeiro Pinheiro, participaram longamente do sucesso do livro ‘Information Cultures in the Digital Age: A Festschrift in Honour of Rafael Capurro’, contribuindo cada um com capítulo para o livro.
Rafael Capurro, Marco Schneider e Arthur Bezerra publicaram recentemente ‘Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital’, na Liinc em Revista.
Marco e seu colega pesquisador do IBICT, Ricardo Pimento, foram os editores convidados do v. 26 de 2017 da International Review of Information Ethics (IRIE), Information Ethics from a Marxian Perspective, além de terem publicado o artigo ‘Walter Benjamin's concept of history and the plague of post-truth’.
MARCO SCHNEIDER – Organizador do capítulo
Marco é pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense e no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano do Instituto de Arte e Comunicação Social. Marco é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2008) e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (2012). Ele é o autor do livro ‘Dialética do gosto: informação, música e política’ (2015). Marco representa a comunidade de ética em informação da América do Sul para o International Center for Information Ethics
ARTHUR BEZERRA - Vice-Representante (América Latina)
Arthur Bezerra é pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ) e pesquisador visitante da Université Toulouse - Jean Jaurès (Presidente da América Latina). Ele é coordenador do grupo de pesquisa Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos) e membro do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i), do Laboratório de Redes de Humanidades Digitais (LaRHuD) e da Rede Latino-Americana Estudos de Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). É doutor em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa de pós-doutorado pela UFRJ. Autor do livro ‘Cultura Ilegal: as fronteiras morais da pirataria.
CORDEL GREEN - Vice-Representante (Caribe)
O Sr. Cordel Green é advogado, ex-procurador-geral adjunto da Jamaica e ex-radiodifusor. Ele é o diretor executivo da Broadcasting Commission, que regula rádio, televisão e cabo na Jamaica. Suas outras afiliações incluem ser vice-presidente do Bureau Internacional para o Programa de Informação para Todos da UNESCO (IFAP); Presidente do Grupo de Trabalho IFAP sobre Acessibilidade à Informação; Membro do Instituto Internacional de Comunicações (CII); Membro da Rede de Especialistas da Rede de Cooperação AI4SDGs; Membro do Comitê de Direito da Iniciativa Global IEEE para Consideração Ética em Inteligência Artificial e Sistemas Autônomos; Membro do Grupo de Trabalho do IEEE sobre Confiabilidade em Notícias; Membro do Grupo de Trabalho do IEEE sobre Práticas Recomendadas para Governança Organizacional da IA; e membro do Conselho Consultivo da Sociedade para o Progresso Científico (SOSA). Ele é formado em Artes (Hons.) E Bacharel em Direito (Hons.) Pela Universidade das Índias Ocidentais; um mestrado em direito com distinção pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra; e um mestrado em administração de empresas pela Mona School of Business. Ele também é aluno do Programa de Educação Executiva da Harvard Kennedy School e Chevening Scholar.