Perspectivas Filosóficas em Informação

Artigo de Marco Schneider é destaque na imprensa internacional

Crítica à aliança entre os magnatas das big techs ao trumpismo e à ascensão do fascismo e da desinformação é manchete em 5 países

Foto: Julia Demaree Nikhinson/AFP

O artigo "Os donos do mundo, o fascismo e a desinformação digital em rede", assinado por Marco Schneider e publicado, originalmente, pelo portal Latinoamérica21, no dia 31 de janeiro deste ano, ganhou destaque na imprensa internacional, com replicação pela Folha de São Paulo, no Brasil, e mais 6 veículos de comunicação de diferentes países da América Latina, como Costa Rica, Honduras, Venezuela e República Dominicana. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Schneider afirma que a falsa defesa da liberdade de expressão tem sido usada para justificar a impunidade de discursos que promovem negacionismo, preconceito e ataques à democracia.

Ao abordar a aproximação entre bilionários, especialmente do setor digital, e a política republicana estadunidense, o pesquisador expõe contornos oportunistas, evidenciando que a verdadeira preocupação não seria a liberdade de expressão, mas a liberdade das empresas. "A liberdade de expressão só interessa na medida em que atende a seus desideratos", destaca o pesquisador.

A análise encontra-se disponível nos portais Folha de São Paulo (Brasil), La Revista (Costa Rica), Tal Cual (Venezuela), Hoy Por el Ojo de Cerradura (República Dominicana), e Critério HN (Honduras).