Membro do Perfil-i assina artigo do The Conversation, após anúncio de Mark Zuckerberg sobre o fim do programa de checagem dos fatos nas plataformas Facebook, Instagram e Threads
Em artigo publicado nesta terça-feira (7), no The Conversation – site internacional de notícias e análises baseadas em pesquisas e evidências científicas – o jornalista Gilberto Scofield, membro do grupo de pesquisa Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e doutorando do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF), faz uma análise dos impactos da aliança entre o grupo Meta, de Mark Zuckerberg, e Donald Trump. No texto, o pesquisador aponta como a questão traz um alerta para potenciais conflitos informacionais, econômicos e geopolíticos, em todo o mundo.
A aproximação entre o atual presidente dos Estados Unidos da América e o magnata das big techs vem com o anúncio do fim dos programas de checagem dos fatos nas plataformas Facebook, Instagram e Threads, de Zuckerberg. A medida, segundo Scofield, representa uma ameaça em diferentes perspectivas e joga luz sobre questões urgentes: integridade e ética da informação, datificação social, plataformização da economia, capitalismo de vigilância e colonialismo de dados.
"Ao dizer que vai reforçar o chamado 'conteúdo cívico'– as opiniões das pessoas –, a Meta alinha suas plataformas ao trumpismo, rendendo-se à narrativa defendida por Trump e Musk, uma espécie de distopia bilionária da pós-verdade que dá mais valor à opinião pessoal do que a direitos individuais ou coletivos", alerta Scofield.
O artigo encontra-se disponível, na íntegra, aqui. A análise, publicada no The Conversation está acessível, ainda, em outros idiomas, nos sites dos países vinculados à plataforma de divulgação científica, como Austrália, Canadá, Espanha, França, Indonésia e Estados Unidos, além das páginas Global, do Reino Unido, da África e da Europa.
Sobre Gilberto Scofield
É jornalista e executivo de Comunicação e Marketing, com especialização em Comunicação e Marketing Digital. Chefiou a Assessoria de Comunicação e Marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi diretor da Agência de Comunicação Integrada Máquina Cohn & Wolfe e consultor de Comunicação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Também atuou como editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. Em 2000, assumiu o então inédito cargo de Editor de Conteúdo do portal de finanças iG Finance. Já escreveu para Revista Exame, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Revista Época e O Globo. Em 2017, tornou-se conselheiro editorial da Lupa e, em 2019, assumiu a diretoria de Negócios e Estratégia. Em 2022, tornou-se consultor da Lupa Educação. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal.